Limpeza previne doenças respiratórias no trabalho
Ambientes corporativos oferecem os fatores necessários para desencadear doenças respiratórias nas pessoas. Muitas vezes, escritórios são uma mistura de salas fechadas, carpete e ventilação artificial. O mesmo acontece em lojas, hotéis e outros estabelecimentos comerciais.
Essa combinação de elementos favorece a proliferação de microrganismos nocivos. Além de depor contra a imagem da empresa, a sujeira acumulada também prejudica o desempenho da equipe. A seguir, saiba mais sobre esses problemas e veja como a terceirização do serviço de limpeza pode ajudar a resolvê-los.
Sujeira acumulada desencadeia doenças respiratórias
Você já deve ter ouvido falar dos ácaros. Esses minúsculos aracnídeos são facilmente encontrados em sofás, tapetes e cortinas. Eles sobrevivem alimentando-se de fragmentos de pele humana. Como conseguem se multiplicar rapidamente, logo infestam o recinto, dispersando dejetos na poeira do ar.
Quando o ar-condicionado está ligado, a situação piora. A climatização artificial resseca as mucosas nasais das pessoas, o que também diminui a ação dos anticorpos. Assim, quem passa o dia inteiro num local fechado fica mais suscetível à ação de agentes patógenos.
Além dos ácaros, compõem o grupo de ameaças os vírus, as bactérias e os fungos. Eles se proliferam quando a higienização é insuficiente ou inadequada. Áreas mal iluminadas (sem incidência solar) e com baixa ventilação são especialmente perigosas, principalmente para indivíduos com tendência a alergias.
O resultado dessa superpopulação de micróbios podem ser surtos de diversas doenças do sistema respiratório. Sinusite, rinite, bronquite, laringite e faringite são as principais. Elas causam sintomas que podem incluir espirros, obstrução nasal, coceira, dor de garganta e febre.
Apesar do baixo risco à saúde, tais doenças respiratórias representam um grande incômodo. Durante uma crise, o colaborador não consegue se concentrar nas próprias tarefas, fazendo cair a produtividade da equipe. Casos mais sérios levam até a faltas no trabalho e altos custos com absenteísmo.
Em resumo, o mal-estar dos funcionários acaba trazendo prejuízos aos negócios. Mas há como preveni-los.
Por que terceirizar o serviço de limpeza
Boa parte dos problemas relacionados a microrganismos pode ser resolvida com uma faxina. A limpeza das salas e dos equipamentos contribui para manter a qualidade do ar, além de diminuir a concentração de parasitas.
Para isso, porém, não basta varrer o chão ou passar um pano sobre os móveis. A higienização de ambientes corporativos requer a adoção de procedimentos específicos. Entre eles, está o uso de substâncias sanitizantes, cuja aplicação demanda treinamento apropriado.
Bom, agora você já deve estar imaginando o custo que teria com capacitação de pessoal, ou mesmo com produtos de limpeza. Calma! Há uma forma mais barata e eficiente de evitar doenças respiratórias na firma.
Estamos falando da terceirização de serviços. Nessa modalidade, uma equipe de especialistas é contratada para realizar a missão. Não é necessário investir tempo nem dinheiro com treinamentos, pois os profissionais já conhecem os manuais de boas práticas. Eles também utilizam o material apropriado, da vassoura ao detergente, evitando danos aos equipamentos e mobília.
Outra vantagem é o preço baixo. Um grupo terceirizado não possui vínculo empregatício – logo, não gera encargos trabalhistas para a contratante. Em acréscimo, a prestadora se responsabiliza pela eventual substituição de colaboradores, caso alguém precise se ausentar da função.
Entre em contato com a Inconfidência e solicite um orçamento para serviços de limpeza em sua organização. Nossa equipe está pronta para atender você com eficiência e comprometimento.