Óleo e graxa são comuns para quem lida com manutenção de veículos. Por isso, a limpeza de oficinas mecânicas tem particularidades.
A sujeira pesada requer procedimentos específicos de higienização. Desse modo, você evita a deterioração precoce dos equipamentos e ainda deixa a loja apresentável aos seus clientes. Mais que um capricho, trata-se de uma necessidade para preservar o nível de excelência do seu negócio.
Dicas para a limpeza de oficinas mecânicas
Quer saber como ter uma oficina mais limpa e conservada? Então acompanhe estas sugestões. Seus colaboradores – e sua clientela – vão notar a diferença.
1. Organização
Cada conjunto de tarefas deve ser realizado num espaço demarcado. Por exemplo, a área de conserto de automóveis não pode ser a mesma onde você recepciona o público. Assim, evita-se que as sujidades sejam transportadas de um lugar para o outro.
Outra dica é manter as ferramentas de trabalho no setor correspondente. Esse cuidado agiliza o serviço, já que os funcionários não perderão tempo se deslocando até um depósito.
2. Detergentes
O chão da loja deve ser limpo com um produto específico. Existem detergentes e desengraxantes elaborados especialmente para a higienização profunda. No entanto, tenha cuidado com a ação conjunta desses materiais, pois alguns podem ser tóxicos e até explosivos.
Não use o óleo automotivo para higienizar ferramentas. Prefira uma substância anticorrosiva, que dificulta a formação de ferrugem e eleva a vida útil dos equipamentos. Sem contar que as peças brilham como se fossem novas, causando uma ótima impressão aos clientes.
Para lavar as mãos, os trabalhadores podem recorrer a pastas que removem óleo e graxa. O uso de luvas também é recomendado.
3. Descarte
Os restos de óleo acumulados no chão e nas paredes precisam ser coletados. O descarte na rede de esgoto é proibido, pois degrada o meio ambiente.
Para realizar a correta gestão de resíduos, em conformidade com a lei, repasse esses rejeitos a refinarias ou a cooperativas de reciclagem capacitadas. As embalagens de lubrificantes, as correias usadas dos carros e outros artigos também podem ser aproveitados pelas companhias coletoras.
4. Manutenção
A conservação da oficina depende da colaboração de toda a equipe. Portanto, os mecânicos devem ser instruídos a seguir os padrões de organização e higiene.
Você pode estabelecer procedimentos básicos, como “lavar as ferramentas logo após o uso e retorná-las ao local de origem”. Outra precaução, que inclusive impede acidentes de trabalho, é proibir o acúmulo de materiais em pilhas ou no chão. As pessoas podem tropeçar nesses instrumentos e resvalar em poças de graxa.
Terceirização da limpeza em oficinas mecânicas
O acúmulo de sujidades numa oficina mecânica é inevitável, por mais que os colaboradores tomem cuidados. Que tal deixar a higienização pesada por conta de especialistas?
Com a terceirização do serviço, você contrata uma equipe de profissionais capacitados para atuar nesse ambiente. Eles utilizam produtos altamente eficazes para remover manchas e higienizar o recinto sem danificar o maquinário. Além disso, os colaboradores seguem todas as orientações de segurança das autoridades.
Não bastassem essas vantagens, os serviços terceirizados diminuem os custos e aumentam a produtividade do negócio. Quer saber mais? Então continue de olho no blog da Inconfidência.