Inconfidência

Limpeza de bibliotecas: como conservar os livros e atrair mais visitas

Um ambiente de estudos precisa ser confortável e limpo, proporcionando o bem-estar dos visitantes. Por isso, a higienização de bibliotecas é essencial. Além de contribuir para a conservação do acervo, a limpeza adequada facilita a experiência de leitura. A seguir, saiba mais sobre esse procedimento crucial.

Sujeira em bibliotecas causa prejuízo

A sujeira em bibliotecas causa prejuízos significativos. É comum observarmos que muitas bibliotecas e salas de estudo, tanto em escolas quanto em universidades, proíbem o consumo de alimentos no local. Isso ocorre porque migalhas de pão, café derramado e outros resíduos atraem insetos diversos.

As pragas podem causar danos consideráveis. Não estamos nos referindo apenas às baratas e formigas, mas também às traças e cupins, que se alimentam de material celulósico, como o papel. Esses insetos podem arruinar coleções inteiras de enciclopédias, documentos e romances.

Além disso, algumas bibliotecas não possuem controle adequado de temperatura e umidade relativa do ar. Isso pode levar ao surgimento de bolor nas paredes e estantes, especialmente nos cantos mais escuros da sala. O mofo não apenas danifica os materiais, mas também agrava crises alérgicas em pessoas com problemas respiratórios. E ninguém consegue se concentrar na leitura quando está constantemente espirrando, concorda?

Cuidados com a limpeza de bibliotecas

A higienização do ambiente é importante para reduzir esses contratempos, mas você conhece as particularidades da limpeza de bibliotecas? Uma informação às vezes negligenciada é que não se deve utilizar vassoura no chão. Isso porque essa ferramenta espalha as partículas de poeira no ar, então a sujidade pode ficar impregnada nas páginas dos livros.

A celulose também absorve os odores voláteis de ceras e desinfetantes. Por essa razão, tampouco se usam substâncias com cheiro forte. As melhores alternativas para limpar a área de estudos são água, álcool e bicarbonato de sódio, bem como produtos profissionais especialmente desenvolvidos para esse fim.

As pessoas encarregadas da limpeza devem recorrer ao aspirador para remover o pó. Elas precisam conhecer a forma correta de operar o utensílio para evitar danos aos móveis, como já explicamos num post anterior.

Já a desinfecção de prateleiras, mesas e outras superfícies pode ser feita com uma flanela umedecida com água e álcool. Obviamente, o balde com a solução tem que ficar afastado dos livros. Isso evita respingos e acidentes mais graves.

Por fim, a limpeza da biblioteca deve ser conduzida em horários oportunos, quando houver um número baixo de visitantes. Afinal, a movimentação nos corredores pode causar tumulto e atrapalhar a concentração dos estudantes. Por isso, silêncio e discrição são qualidades esperadas da equipe responsável pela tarefa.

Saiba mais: 5 dicas para a conversação da mobília da sua empresa

Terceirize a higienização da biblioteca

Terceirizar a higienização da biblioteca é uma opção viável e recomendada. Enquanto o bibliotecário cuida da organização do acervo, a higienização pode ser confiada a especialistas. Caso seus colaboradores não possuam treinamento específico para essa função, é altamente recomendado buscar ajuda especializada.

Ao terceirizar o serviço de limpeza, você delega essa tarefa a profissionais capacitados, que passam por qualificações periódicas e seguem boas práticas para realizar o trabalho com agilidade e eficiência. Além disso, esse modelo de contratação costuma ser mais econômico para o cliente.

Gostou da ideia? Entre em contato com a Inconfidência e solicite um orçamento para a higienização de sua biblioteca. Teremos prazer em ajudá-lo. Até mais!

Assine nosso blog!