Guia básico para higienização de veículos profissionais

Guia básico para higienização de veículos profissionais

Você sabe como realizar a higienização de um veículo, tanto de passageiros quanto de carga? Os cuidados de limpeza e desinfecção são essenciais para elevar a vida útil do equipamento. Eles diminuem a necessidade de manutenção e ainda protegem a saúde das pessoas que embarcam no carro.

Dicas para a higienização de veículos

Abaixo, elencamos alguns procedimentos básicos que devem ser realizados em automóveis, vans, ônibus e caminhões. Acompanhe!

Rodas

É importante lavar as rodas com água e sabão neutro. Isso elimina impurezas como a urina de animais (vai que um cachorro resolva demarcar território bem no pneu, né?). Não se usam produtos abrasivos, pois podem causar manchas.

Volante

A direção acumula gordura das mãos do motorista. Há dois problemas aí. O primeiro é a proliferação de bactérias, que podem causar doenças. O segundo é que o volante pode deslizar demais, diminuindo a aderência e elevando o risco de acidentes. Portanto, deve-se higienizar a peça com regularidade.

Estofados

As costuras dos assentos escondem poeira, migalhas de alimentos e até restos de pele humana. Essa mistura serve de nutrição para insetos, que também são vetores de enfermidades. Para evitar infestações, use aspirador de pó.

Bancos

Existem substâncias específicas para eliminar microrganismos nocivos, a exemplo dos bactericidas e fungicidas. Se for aplicá-los, leia com atenção as indicações do fabricante. Esses produtos costumam manchar bancos de couro e outros materiais mais sensíveis.

Janelas

O para-brisa e os vidros laterais juntam gordura, poeira e outras sujidades. Esses elementos são capazes de reduzir a transparência, dificultando a visibilidade do condutor. Logo, faz-se necessária uma higienização com produto específico. Porém, tome cuidado com as borrachas de vedação, que podem ressecar em contato frequente com álcool ou químicos.

Cintos de segurança

Já percebeu como a sujeira atrapalha o enrolamento dos cintos? Sendo assim, trate de eliminar farelos e afins. Use aspirador de pó ou uma escova macia, os mesmos utensílios indicados para os assentos e os tapetes do carro.

Baú

A área de transporte dos veículos de carga deve ser lavada com jato de alta pressão. A água remove microrganismos, protegendo a mercadoria de contaminações. Ainda, ela ajuda a identificar vazamentos decorrentes de danos na funilaria.

Terceirização: otimize a limpeza da frota

Vale reforçar que cada parte de um veículo demanda soluções específicas. Por exemplo, o detergente indicado para as rodas não pode ser usado no painel, pois existe o risco de danos aos componentes eletrônicos.

A limpeza e a desinfecção da frota devem ficar a cargo de profissionais. É por esse motivo que indicamos a terceirização do serviço de higienização.

Com uma prestadora terceirizada, você tem o auxílio de colaboradores altamente capacitados. Eles são treinados de acordo com manuais de boas práticas, o que garante um trabalho eficiente, que zela pela economia de recursos sem abrir mão da qualidade. (Clique no link a seguir e saiba como avaliar o resultado.)

Outra vantagem é que trabalhadores terceirizados custam menos para o seu negócio. Isso porque você não precisa bancar encargos trabalhistas. Basta pagar uma taxa única pelo serviço, que é contratado conforme a demanda.

Quer um orçamento? Fale com a Inconfidência. Nossa equipe está à disposição.

Esperamos que conteúdo de hoje tenha sido útil. Obrigado pela leitura e até a próxima!

Atendimento via WhatsApp
Converse via WhatsApp com nossa equipe para tirar suas dúvidas ou solicitar a visita de um consultor em sua empresa