Inconfidência

Você conhece os EPIs básicos para uma limpeza recorrente?

O uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) é imprescindível para evitar acidentes de trabalho, mesmo nas atividades consideradas de baixo risco. É por isso que a equipe da limpeza recorrente deve utilizar os itens de segurança próprios à sua função. Mas você saberia dizer quais são eles?

Lista de EPIs para a equipe de limpeza

A Norma Regulamentadora Nº 6, do Ministério do Trabalho e da Previdência, estabelece que os empregados devem ter acesso a EPIs adequados à sua atividade. No caso da limpeza de ambientes, esses acessórios servem para proteger a equipe, principalmente, do contato com substâncias tóxicas. Acompanhe os detalhes:

Luvas

As luvas de proteção são importantes durante o manuseio de agentes químicos, como desinfetantes e outros produtos de higienização. Elas previnem o contato direto com esses artigos, que podem causar queimaduras e alergias de pele, além de evitar diversos ferimentos. Existem as luvas de látex, mais comuns, as nitrílicas, resistentes a solventes e aquelas mais rígidas para trabalhos mais exigentes. 

Máscara

Os produtos de limpeza também podem exalar gases irritantes às mucosas. Além disso, o simples ato de varrer o chão libera partículas de poeira – que, ao chegarem ao nariz, desencadeiam crises de espirros e problemas respiratórios. Por isso, a máscara é outro EPI básico para a equipe. As do tipo PFF2 ou PFF3 são as mais indicadas.

Óculos

Da mesma maneira que a máscara, os óculos de proteção impedem que as substâncias químicas e as sujidades do local atinjam uma parte sensível do rosto. Já pensou se respinga água sanitária nos olhos de um funcionário?

Calçado

O calçado de proteção geralmente é fabricado em borracha ou outro material antiderrapante. Assim, ele evita quedas, especialmente em áreas com o chão molhado. Também impede queimaduras ou mesmo machucados, caso o trabalhador pise num objeto perfurocortante. Há calçados de proteção em diferentes níveis para ambientes internos e externos, a depender do tipo de trabalho a ser executado. 

Macacão

O uniforme da equipe de limpeza deve ser em tecido impermeável, de preferência composto por calça e mangas longas. Esses itens protegem melhor os membros superiores e inferiores.

Saiba mais: Sinalização correta evita acidentes de trabalho durante a limpeza

Vale lembrar que nossa lista traz apenas os EPIs básicos para limpeza recorrente. Dependendo do segmento de atuação de sua empresa, as exigências podem variar.

Por exemplo, equipes que trabalham em fábricas ruidosas devem usar protetores auriculares. Já a limpeza em altura demanda artefatos como capacete e cinturão com dispositivo trava-queda. Na dúvida, consulte o Anexo I da NR Nº 6.

Terceirização melhora os resultados da limpeza recorrente

Importante: para a proteção total de seus colaboradores, a equipe de limpeza deve ter treinamento para o uso correto dos EPIs. Ela também precisa seguir manuais de boas práticas, de forma a realizar uma operação eficaz e sem desperdícios.

Uma maneira de abreviar esses passos é terceirizando o serviço. Ao contar com o apoio da Inconfidência, você tem acesso a profissionais experientes e qualificados, que já passaram por todas as etapas de capacitação. Ou seja: essa é a garantia dos melhores resultados com o mínimo de esforço.

Quer mais informações? Então entre em contato conosco e solicite um orçamento para terceirização da limpeza recorrente. Atendemos clientes em diversas regiões do Rio Grande do Sul.

@inconfidenciaservicos

Assine nosso blog!