Inconfidência

5 vantagens da terceirização

Contratar profissionais externos para realizar um serviço no seu estabelecimento: esse princípio, comum em diversas organizações, colabora para a sustentabilidade financeira dos negócios. Entre as vantagens da terceirização, pode-se citar não só a redução de custos, mas também a simplificação da burocracia.

Vantagens da terceirização

A seguir, você confere cinco motivos para delegar funções a uma prestadora de serviço. Aproveite para tirar dúvidas sobre o tema. Boa leitura!

  1. Especialização

Uma equipe terceirizada é especialista no que faz. Dessa forma, consegue oferecer um resultado mais qualificado à empresa contratante.

Digamos que você tenha uma companhia de desenvolvimento de software. É provável que busque os colaboradores com base em seu conhecimento sobre programação e linguagens de computador. Ainda assim, haverá a necessidade de ter alguém para varrer o chão ou limpar banheiros, visando a manutenção de um ambiente agradável para seus colaboradores.

A terceirização da limpeza pode ser uma solução. Deixe a tarefa a quem entende do assunto.

  1. Gestão mais simples

Ao delegar funções a um grupo terceirizado, seu negócio pode manter o foco na atividade-fim – ou seja, no core business, naquilo que realmente sabe fazer. Não é preciso pensar na contratação e treinamento de funcionários para a limpeza e/ou zeladoria. A empresa terceirizada irá alocar profissionais devidamente treinados, além de ser a responsável pelo treinamento e avaliação cotidiana destas equipes.

Embora esses trabalhadores sejam importantes para o bem-estar organizacional, possuem rotinas muito particulares. Desenvolver um calendário para a manutenção predial, ou para a higienização das salas, não precisa ser responsabilidade dos gestores. Ou seja: com a terceirização, você aproveita melhor seu tempo.

  1. Inovação

Uma vez que as decisões do dia a dia fiquem nas mãos de uma equipe terceirizada, você abre espaço na agenda para reuniões estratégicas, brainstorming e desenvolvimento de novos projetos. Há mais oportunidade para a inovação e para a melhoria dos processos internos.

O dono da empresa não precisa mais preocupar-se com trocas de lâmpadas ou com a compra de detergente. Desse modo, fica livre para pensar em maneiras de oferecer produtos ainda melhores aos consumidores – e, claro, aumentar o faturamento.

  1. Redução de custos

Essa é uma das vantagens da terceirização mais evidentes. Prestadoras de serviços costumam cobrar uma taxa fixa pelo trabalho realizado. Assim, não há encargos trabalhistas nem impostos que incidam sobre a folha de pagamento. Sua empresa não precisará mais se preocupar com o pagamento de benefícios, férias, décimo terceiro, dentre outras obrigações.

Por consequência disto outras áreas da empresa acabam tendo mais tempo livre. O seu setor de Recursos Humanos não precisará mais dispender tempo com processos de admissão para vagas de limpeza, bem como o setor financeiro não terá uma folha de pagamento e benefícios tão extensa.

A redução dos custos pode garantir a sustentabilidade financeira do negócio. Sobra mais dinheiro para investir em áreas estratégicas, como a compra de equipamentos modernos, a contratação de executivos experientes e a elaboração de um plano de marketing para o longo prazo.

  1. Flexibilidade

Num cenário de turbulência econômica, é comum que os empreendimentos se ajustem às circunstâncias. Isso significa, muitas vezes, reduzir pessoal ou expandir o quadro de colaboradores, conforme a necessidade.

Terceirizar alguns setores acaba se tornando uma forma de diminuir a burocracia. Sem contar que a medida permite atuar, com eficiência, em diversos cenários.

Imagine que sua loja de departamentos resolva fazer uma liquidação, com direito a confetes e serpentinas para chamar atenção da clientela. Ao fim do dia, uma prestadora de serviços pode ser chamada para organizar o ambiente sem que você precise bancar hora extra aos funcionários.

E então: ainda tem dúvidas sobre como a terceirização pode ser vantajosa? Deixe um comentário e conte-nos o que achou das dicas de hoje! Se gostou do post, aproveite para acompanhar as novidades do nosso blog.

Assine nosso blog!

Assine nosso blog!