Inconfidência

Por que terceirizar a limpeza de clínicas e hospitais

A higienização de unidades de saúde, como clínicas e hospitais, exige conhecimento especializado. Esses ambientes possuem uma alta quantidade de agentes patógenos, o que aumenta o risco de infecções mesmo em pessoas saudáveis.

Por isso, as equipes responsáveis pela limpeza e conservação devem seguir boas práticas recomendadas pelos órgãos reguladores. O cuidado impede a proliferação de vírus e bactérias. A seguir, entenda por que a terceirização do serviço de limpeza é a melhor alternativa para o estabelecimento.

Características da limpeza de hospitais

Você sabia que não se deve varrer o chão de um consultório a seco? Esse ato favorece a dispersão de micróbios no ar, pois eles estão nas partículas de pó. Indica-se a varredura úmida, com rodo e panos.

E esse é apenas um detalhe. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) possui um manual detalhado sobre a limpeza e a desinfecção das superfícies. Os profissionais precisam utilizar materiais descartáveis, bem como desinfetantes apropriados para o local.

Além disso, têm de zelar pela própria higiene. Manter unhas aparadas, prender os cabelos e vestir os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) fazem parte das exigências. São esses cuidados que garantem a proteção de pacientes, funcionários e demais indivíduos que circulem pela unidade de saúde.

Sem a higienização adequada de uma UTI, por exemplo, os internados ficam suscetíveis à contração de superbactérias. Tratam-se de seres resistentes aos antibióticos mais poderosos. Colônias de Acinetobacter ou de Pseudomonas, algumas das mais perigosas, dobram de tamanho a cada 20 minutos.

A atenção se estende ao gerenciamento de resíduos. O descarte do lixo hospitalar também deve ser realizado conforme as diretrizes da Anvisa. Isso porque é comum haver resquícios de sangue, tecidos e secreções humanas nas peças. Esses itens, quando em contato com o solo ou a água, contaminam o meio ambiente.

Por que terceirizar o serviço de limpeza

Como visto, a higienização de ambientes hospitalares tem muitas especificidades. Portanto, os colaboradores devem passar por um treinamento rigoroso, antes de começar na função.

Acontece que o setor de limpeza pode registrar alta rotatividade de pessoal. Sempre que um funcionário fica doente ou pede demissão, é necessário substituí-lo. Isso não só encarece a folha de pagamento da instituição, como atrapalha os processos internos.

Recrutar mais gente significa gastar mais tempo com capacitação. Enquanto isso, o resto da equipe se sobrecarrega, pois não tem recursos humanos suficientes para cumprir o cronograma do dia. As tarefas se acumulam e a salubridade fica prejudicada.

Pois a terceirização evita esses problemas. A prestadora de serviços oferece profissionais treinados, que realizam o trabalho de acordo com as normas de segurança. Eles já chegam à clínica ou ao hospital prontos para cumprir sua missão.

Outra vantagem diz respeito à gestão do negócio. Paga-se apenas uma taxa fixa, sem encargos trabalhistas. Ainda, se algum funcionário não comparecer, a própria empresa contratada se encarrega de encontrar um substituto. Ou seja, a qualidade do resultado é certa.

Você pode terceirizar a limpeza de consultórios, laboratórios, ambulatórios, clínicas odontológicas, maternidades e unidades de pronto atendimento. Quer saber mais? Então entre em contato com a Inconfidência! E não deixe de conferir outras dicas sobre terceirização de serviços, aqui no nosso blog.

Assine nosso blog!