Inconfidência

Terceirização também serve para pequenas empresas

Uma pesquisa divulgada pelo Sebrae indica que as companhias apostam na terceirização como forma de modernizar os negócios. Segundo o estudo, 93% dos grandes e médios empreendimentos entrevistados já aplicaram algum serviço dessa natureza.

No entanto, não se trata de uma prática exclusiva das grandes corporações. Pequenas empresas também podem terceirizar atividades meio e aproveitar os benefícios. Entenda o impacto que essa modalidade de contratação pode ter nas finanças e na gestão do seu estabelecimento.

Terceirização para pequenas empresas

Ainda de acordo com o levantamento do Sebrae, os serviços terceirizados mais populares envolvem as seguintes áreas:

– Limpeza e conservação;

– Manutenção predial;

– Vigilância e segurança.

É fácil entender por quê. Essas funções exigem conhecimento e material especializado. Você até pode contratar uma auxiliar de limpeza de confiança para dar uma geral no escritório. Porém, ela não terá equipamentos para limpar as vidraças na parte externa do prédio. O trabalho em altura demanda treinamento e o uso de itens de segurança.

Se esse exemplo parece radical demais, imagine outro caso. Digamos que você contrate um paisagista para montar um canteiro de flores em frente ao seu comércio. O belo visual, certamente, será um chamariz de clientela.

Só que, sem o devido cuidado, as plantas secam e morrem. O mato toma conta e precisa ser aparado, também. E a jardinagem não é incumbência dos vendedores da loja. Portanto, deve-se chamar uma equipe de fora para a conservação daquele espaço.

Em ambas as situações aqui descritas, limpeza e jardinagem, as atividades agregam valor e são importantes para o negócio. Por outro lado, não fazem parte do core business da companhia, isto é, não estão diretamente ligadas ao produto vendido ou ao serviço oferecido. Nesse cenário, a terceirização se revela como a melhor alternativa.

Por que terceirizar as atividades meio em PMEs

Quando uma pequena ou média empresa terceiriza atividades secundárias, pode focar energia no que realmente sabe fazer. O know-how do comerciante é lidar com fornecedores, atender ao público e fechar vendas. Logo, ele não precisa perder tempo comprando desinfetante ou verificando se as janelas do banheiro estão limpas.

Delegar funções significa simplificar os processos internos. Melhor ainda quando as responsabilidades ficam a cargo de uma equipe especializada. Os prestadores de serviço possuem experiência e podem cumprir a missão com qualidade.

Além disso, há menos burocracia envolvida. Funcionários terceirizados não possuem vínculo empregatício. Desse modo, não geram encargos trabalhistas como 13º salário e contribuição ao FGTS. Paga-se apenas uma taxa fixa.

Não bastassem tantas facilidades, você ainda pode solicitar o serviço conforme a demanda. Essa opção é muito comum em eventos.

Se você quiser comemorar o aniversário da firma, com comes e bebes, pode contratar uma equipe de copeiragem. Desse modo, nenhum dos seus funcionários terá que servir cafezinho nem lavar a louça depois. Todos poderão curtir a festa até o fim.

E então: viu como a terceirização também funciona para pequenas empresas, qualquer que seja o nicho de mercado? Se você se interessou pela possibilidade, entre em contato conosco e solicite um orçamento. Aproveite, também, para conferir outras dicas sobre o assunto, aqui no nosso blog.

Assine nosso blog!