Inconfidência

Como a terceirização de serviços pode reduzir custos

A terceirização de serviços, para muitos empreendedores, significa redução de custos. Realmente, essa é uma das principais vantagens da prática. Contudo, os benefícios vão além de uma folha de pagamento mais enxuta. Continue conosco e veja como tornar seu negócio ainda mais rentável.

Redução de gastos com a terceirização

Toda pessoa que abre uma empresa conhece muito bem os encargos envolvidos. São impostos, taxas para expedição de alvará, investimento em infraestrutura e uma gama variada de despesas fixas.

Em se tratando do custo de um colaborador, os valores não se limitam ao salário que o profissional recebe no fim do mês. A contratação por CLT prevê contribuição ao FGTS, além de pagamento de vale-transporte, férias e 13º salário. São direitos do trabalhador, mas que acabam onerando ainda mais a companhia.

Uma solução para diminuir o impacto nas finanças está em terceirizar as atividades-meio. Tratam-se daquelas funções necessárias ao ambiente da organização, mas que não dizem respeito ao ramo de atuação do empreendimento.

Por exemplo: o objetivo de uma escola infantil é oferecer formação básica aos alunos. A educação se constitui como atividade-fim da instituição. Porém, para que esse trabalho seja realizado com qualidade, deve-se garantir a higienização do pátio e das salas de aula. A faxina, então, é considerada uma atividade-meio, pois viabiliza a atividade-fim.

Assim sendo, a incumbência da limpeza pode ser terceirizada. Além de contratar uma equipe de especialistas, o que garante a eficácia dos procedimentos, o educandário paga apenas uma taxa fixa. Acabam-se os encargos trabalhistas com auxiliares de serviços gerais.

Produtividade é ganho indireto da terceirização

Enxugar o quadro de colaboradores – e, consequentemente, a folha de pagamento mensal – já poderia ser motivo suficiente para investir na terceirização. No entanto, a medida traz consigo outros ganhos.

Um deles é o uso racional de insumos e equipamentos. No caso dos serviços de limpeza, o contratante não precisa arcar com a compra de vassouras, rodos e detergentes.

Parece pouco, mas tente calcular a quantidade de materiais utilizada num prédio comercial. Melhor garantir que a aquisição seja feita pelos especialistas. Não só os terceiros terão um controle mais eficiente dos produtos, como poderão barganhar descontos com seus fornecedores, já que atendem a uma clientela variada.

Livre das responsabilidades relacionadas à atividade-meio, sua empresa também pode focar no core business, ou seja, no que se propõe a oferecer ao público externo. Voltando ao exemplo da escolinha, a diretoria pode investir mais tempo na elaboração de projetos pedagógicos e no atendimento às demandas dos pais.

Considera-se esse ganho como um aumento de produtividade decorrente da terceirização. O estabelecimento consegue oferecer produtos ou serviços de melhor qualidade, assegurando a satisfação dos consumidores. Melhora-se a imagem da marca e abrem-se portas para novas vendas – ou matrículas.

Claro que, para isso, deve-se contratar uma prestadora com credibilidade e tradição no mercado. Portanto, se você ainda tem dúvidas sobre como as atividades terceirizadas podem reduzir as despesas do seu negócio, não deixe de acompanhar as novidades do nosso blog. Toda semana, traremos mais informações sobre o assunto.

Gostou das dicas? Deixe um comentário!

Assine nosso blog!