Inconfidência

Serviços terceirizados melhoram o foco do negócio

Quando se fala em serviços terceirizados, muita gente pensa em diminuição de custos. Ao delegar certas funções a equipes de fora, a empresa consegue desonerar a folha de pagamento e aumentar a margem de lucro.

Isso não deixa de ser verdade. Porém, a estratégia vai muito além de uma suposta contratação de mão de obra barata. Trata-se de um investimento inteligente, que ajuda gestores e colaboradores internos a lidarem com o que realmente importa. Entenda.

Terceirização – Reduzir custos diminui preocupações

Pense numa rede de varejo com matriz e cinco filiais. As despesas se multiplicam: compra e instalação de araras; aluguel dos espaços; contas de água, luz e telefone; reposição do estoque; folhas salariais.

Com tantas responsabilidades, é comum que o dono se preocupe com a administração do negócio e com os boletos no fim do mês. Só que essa rotina pode fazê-lo se esquecer do principal: um atendimento de qualidade aos clientes.

Por isso, qualquer redução de demandas já se torna um alívio. Se render uma folga no orçamento, melhor ainda.

A limpeza das lojas é um dos serviços que podem ser terceirizados. A contratação de uma equipe treinada, que utilize material próprio, assegura a higienização dos ambientes a um custo acessível. Basta pagar uma taxa – sem encargos trabalhistas nem decisões administrativas posteriores.

O gestor passa menos tempo tendo que lidar, por exemplo, com contratações emergenciais e substituição de funcionários ausentes. Gastos com detergente e vassoura também ficam para trás. Em resumo, sobra mais tempo para pensar em calendário promocional, ações de marketing e outras maneiras de conquistar a clientela.

Produtividade abre espaço para a inovação

A terceirização de atividades-meio está diretamente ligada à otimização dos processos internos de uma empresa. Contratar uma prestadora de serviços idônea, que apresente credibilidade e tradição no mercado, garante que as tarefas sejam entregues dentro do prazo e com altos índices de eficiência.

Esse grau de qualidade permite a gestores e empregados fixos atuar com excelência. Sem distrações, o público interno preocupa-se mais com a atividade-fim, ou seja, com o objetivo maior do negócio. Para o dentista, é cuidar do sorriso dos pacientes. Para o gerente da boutique, é vender roupas ao público.

Cabe ressaltar que um quadro de colaboradores focado nas metas consegue atingi-las rapidamente. E o melhor é que, no dia a dia da labuta, os trabalhadores vão refinando suas abordagens. Um caso é o do atendente de loja que passe a jornada inteira lidando com diferentes perfis de consumidores. Em pouco tempo, ele saberá oferecer o produto certo, conquistando mais vendas.

Num ambiente em que as pessoas explorem seus talentos e suas potencialidades, também há lugar para a inovação. Por exemplo: em vez de ocupar-se com a poda do jardim externo ou com a zeladoria do prédio, o proprietário do restaurante pode investir esforços na criação de novos pratos. Desse modo, mantém o cardápio atualizado e atrativo para os frequentadores.

E essas são apenas algumas situações. Certamente, sua empresa também pode ganhar com a terceirização dos serviços. Quer saber mais? Então não deixe de acompanhar o nosso blog.

Aproveite, ainda, para deixar um comentário com sua opinião sobre o post de hoje! Diga-nos: seus funcionários precisam de foco? Talvez seja necessário terceirizar algumas funções. Conte com a nossa ajuda.

Assine nosso blog!