Pense numa feira de negócios, dessas que acontecem em pavilhões enormes e reúnem várias marcas lado a lado. Se você notar, a maioria dos estandes tem gente simpática e sorridente logo na entrada. O motivo da estratégia é a relação direta entre recepção e vendas.
Algo parecido acontece no balcão de informações de uma academia, uma escola ou um consultório médico. É ali que o visitante terá um primeiro contato com a empresa. Se essa experiência for bem-sucedida, crescem as chances de a pessoa tornar-se cliente fiel do local.
Recepção e vendas: a importância da primeira impressão
Claro que o hall de entrada de um prédio não é lugar para alguém assinar um contrato. Os pormenores da venda, incluindo as condições de pagamento, ficam para uma etapa posterior do atendimento ao público.
Ainda assim, é na recepção que a experiência de compra começa a acontecer. Logo que chega ao estabelecimento, o consumidor precisa sentir-se acolhido. Portanto, a equipe na linha de frente deve demonstrar simpatia, cordialidade e atenção às necessidades do indivíduo. Do contrário, pode afugentar a clientela!
Cabe à recepcionista fornecer informações básicas, como o horário de funcionamento do escritório ou a localização de determinado setor. Na já mencionada feira de negócios, há outras incumbências. É importante que a profissional esclareça dúvidas sobre o produto em exposição. Quando não souber as respostas, ela precisa estar preparada para encaminhar o visitante à pessoa responsável.
O cuidado com a aparência melhora, inclusive, a experiência de compra. A apresentação pessoal funciona como um cartão de visitas, demonstrando seriedade e comprometimento com a função desempenhada.
Portanto, os critérios para a contratação de pessoal capacitado precisam ser seguidos com cautela. Você deve entregar a recepção nas mãos de gente competente, capaz de encantar o público logo de cara, sem ter que fazer esforços para tal. A partir daí os vendedores receberão o cliente encantado com o atendimento e aumentarão suas chances de fechar negócios e atingir as metas.
Por que terceirizar o serviço de recepção
Como vimos, recepcionar é fundamental para ter um primeiro contato com a marca adequado e exige uma série de requisitos. Muitas vezes, nem mesmo os gestores têm noção das qualidades necessárias para esse posto. Se é o seu caso, então melhor contar com o know-how de quem já atua no ramo há décadas.
Experimente terceirizar esse departamento. As companhias prestadoras de serviços possuem um rol de profissionais em constante treinamento e supervisão, capazes de cumprir a missão com qualidade. Além de seguir manuais de conduta e boas práticas, os colaboradores utilizam vestimentas padronizadas e zelam pela excelência nos mínimos detalhes.
O processo seletivo também conta com avaliação psicológica dos trabalhadores. Desse modo, os profissionais alocados para atender ao público serão os que mais se adequem ao perfil determinado pelo cliente. Afinal, empreendimentos diferentes têm objetivos diferentes.
Por exemplo, um parque de diversões pode demandar recepcionistas jovens, falantes e com muita energia. Já um seminário de Medicina pode requerer atendentes que atuem com discrição. Qualquer que seja o seu caso, não é preciso gastar energia com análise de currículo ou entrevistas. Basta delegar a função a uma terceirizada.
Quer saber mais sobre a terceirização da recepção em eventos e empresas? Entre em contato com a Inconfidência e tire suas dúvidas!