Segurança na escola: a importância do serviço de portaria

Segurança na escola: a importância do serviço de portaria

A segurança tornou-se uma preocupação em todos os setores da sociedade. Não seria diferente numa escola, onde o conforto de alunos e professores é indispensável para o aprendizado. Portanto, a qualificação da equipe da portaria precisa ser considerada. Afinal, ela também contribui para o projeto pedagógico da instituição de ensino.

Importância da segurança em escolas

Não seria exagero dizer que o colégio é a segunda casa dos estudantes. As turmas passam boa parte do dia em sala de aula. Por vezes, têm mais contato com colegas e professores que com a própria família.

É natural que, nesse contexto, os pais procurem o melhor para seus filhos. E não estamos falando apenas de uma educação de qualidade. As lições de Ciências, Língua Portuguesa e História são importantes, evidentemente. Porém, além disso, o local precisa ser acolhedor.

A estrutura de um educandário envolve desde banheiros limpos até um pátio onde as crianças possam brincar no recreio. Esses elementos garantem a tranquilidade necessária para que os pequenos possam se dedicar aos estudos. Melhor ainda quando o espaço está livre de ameaças.

É nesse ponto que o serviço de portaria se destaca. O controle da entrada e da saída de pessoas consiste num importante procedimento de segurança. Os profissionais do setor precisam monitorar os arredores, seja para impedir a aproximação de intrusos, seja para denunciar qualquer movimentação suspeita às autoridades.

Porém, não se trata de transformar a escola numa fortaleza. O importante é assegurar o bem-estar de todos.

Os colaboradores convivem diariamente com estudantes, pais e professores. Eles conhecem as necessidades da comunidade escolar e podem, inclusive, ser exemplo para os demais.

Peguemos o caso de uma briga entre dois adolescentes. O segurança poderá intervir num conflito desses – não com o uso da força, mas apaziguando os ânimos e evitando que a situação fuja do controle. Essa postura será observada pelos menores.

Também existem os alunos que pedem para ir ao banheiro só para gazear aula. Nesse caso, o funcionário pode abordar o sujeito e solicitar que ele retorne à sala, conforme as regras de conduta adotadas pela instituição.

Ou seja, são detalhes que melhoram o dia a dia no colégio. A responsabilidade pela disciplina e pela educação não fica restrita à equipe pedagógica. Todos, inclusive porteiros e zeladores, fazem sua parte para atingir o objetivo maior do educandário: formar os cidadãos do futuro através do exemplo.

Por que terceirizar os serviços de segurança

Para evitar situações de risco e garantir que a rotina siga sem sobressaltos, é importante contar com uma equipe de segurança capacitada. As qualificações incluem treinamento específico, supervisão das atividades (para correção de erros) e até mesmo uniforme, que ajuda na identificação dos colaboradores.

Embora necessário, esse é um investimento que foge à atividade-fim da escola, que é ensinar. Sendo assim, a direção pode recorrer à terceirização do serviço.

Uma prestadora oferece profissionais aptos a zelar tanto pela proteção do patrimônio quanto pela segurança e bem-estar das pessoas. Ao delegar essa função a uma equipe capacitada, você também otimiza a gestão escolar. Desse modo, pode focar esforços no que realmente importa, como as práticas de ensino e a formação dos estudantes.

A Inconfidência tem mais de 45 anos de experiência em terceirização. Consulte-nos e para conhecer nossos serviços de portaria e zeladoria.

Atendimento via WhatsApp
Converse via WhatsApp com nossa equipe para tirar suas dúvidas ou solicitar a visita de um consultor em sua empresa