Entenda por que a terceirização melhora a gestão escolar

Entenda por que a terceirização melhora a gestão escolar

O assunto de hoje é gestão escolar. Se você atua na equipe diretiva de uma instituição de ensino, sabe como essa tarefa pode ser complexa.

É que existem demandas variadas. Numa hora, discutem-se projetos pedagógicos. Mais tarde, é necessário resolver algum problema de indisciplina entre alunos. Há o calendário de dias letivos, que deve ser ajustado aos feriados do ano. Sem contar as questões administrativas e financeiras comuns a qualquer empresa.

Do maternal à pós-graduação, muita responsabilidade recai sobre o diretor de um educandário. Por isso, é preciso encontrar meios para simplificar os processos internos. Isso inclui delegar funções a quem possa resolvê-las. Um exemplo é a terceirização de atividades-fim, como limpeza, zeladoria, copeiragem e jardinagem.

As muitas demandas da gestão escolar

O propósito de uma escola é oferecer educação de qualidade a seus alunos. Os esforços da instituição devem ser voltados para que esse objetivo se cumpra.

Claro que isso se traduz em toda sorte de ações. Escolher bons professores, adquirir material didático e manter uma estrutura adequada para o aprendizado são algumas delas.

Também há as atividades que extrapolam a sala de aula. As reuniões de pais e mestres, por exemplo, servem para debater questões pertinentes à comunidade escolar. Já os encontros extraclasse, como viagens de estudos, ajudam a aprofundar conhecimentos dos estudantes.

Cada uma dessas frentes exige planejamento e tomadas de decisão. Portanto, é importante que os gestores mantenham o foco nas áreas estratégicas, como Coordenação Pedagógica, Recursos Humanos e Financeiro.

Limpeza de sala de aula é uma questão de conforto e melhor aprendizagem. Porém, não cabe à direção da escola preocupar-se se faltou desinfetante. Essa também não é a missão dos professores nem dos pedagogos.

Tanto a higienização quanto a zeladoria dos espaços requerem conhecimento especializado. Como essas funções não fazem parte do core business de um educandário, a solução é terceirizar. Além de mais econômica, essa medida traz outras vantagens.

Terceirização de serviços otimiza os processos internos

Uma prestadora de serviços oferece equipe especializada. Os profissionais passam por treinamentos e adquirem técnicas para conduzir as tarefas. A eficiência e a qualidade estão garantidas.

Além disso, a contratação ocorre por demanda. Ou seja, sua empresa não entre em risco de ficar com trabalhadores ociosos. Eventuais ausências de funcionários tampouco são um problema. Se o zelador fica doente, outro vem para substituí-lo. A escola não permanece às moscas.

Com a terceirização de serviços gerais, a gestão escolar se torna mais eficiente. Sobra tempo para a equipe diretiva resolver demandas importantes, como os conselhos de classe ou o fechamento de notas do trimestre.

No entanto, para que tudo flua bem, deve-se encontrar a marca certa. Tradição e credibilidade se conquistam com trabalho sério. Não dá para fechar negócio com qualquer um.

Antes de escolher os responsáveis pela zeladoria ou pela limpeza de sua instituição de ensino, pesquise e compare preços. Busque referências com outros clientes. Ainda, analise as cláusulas do contrato.

Quer saber mais? Então não deixe de acompanhar o blog da Inconfidência. Será um prazer tirar suas dúvidas.

Atendimento via WhatsApp
Converse via WhatsApp com nossa equipe para tirar suas dúvidas ou solicitar a visita de um consultor em sua empresa