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Terceirização da portaria: o que avaliar na equipe?

A terceirização de serviços de portaria oferece diversas vantagens. A mais óbvia é financeira. Sem encargos trabalhistas onerando a folha de pagamento, a taxa condominial fica mais baixa.

Além disso, quando esse setor opera com qualidade, há menos problemas. Ou seja: sobra tempo para o síndico resolver outras demandas do prédio.

Só que, para chegar em tamanho nível de excelência, é necessário contratar a equipe certa. A seguir, conheça as principais características que você deve observar no treinamento dos porteiros antes de fechar negócio.

Treinamento para porteiros de empresas: questão de segurança

A portaria atua como a linha de frente do condomínio. Ao chegar, o visitante deve receber uma primeira impressão boa.

Isso se traduz na cordialidade dos funcionários, aliada a uma comunicação eficiente. No caso de um prédio comercial, por exemplo, eles devem saber informar onde fica o escritório do Dr. Ricardo, ou se a Dra. Cláudia já está atendendo a partir das 9h.

Outro ponto importante diz respeito à segurança. É que porteiros não apenas controlam o acesso de pessoas ao edifício. Eles também estão ali para observar qualquer movimentação suspeita e evitar situações de risco.

Seja uma tentativa de arrombamento, seja um assalto a mão armada, o comportamento preventivo desses profissionais é determinante para preservar o patrimônio coletivo. Portanto, é apenas lógico concluir que o treinamento dos porteiros se torna uma necessidade.

Saiba mais: Porteiro deixa o comércio mais seguro – veja como contratar

Por que recorrer à terceirização da portaria

Das rotinas de trabalho ao manuseio de câmeras e portões, todas as tarefas obedecem a um protocolo padrão. Até mesmo a apresentação pessoal costuma seguir regras. E, se os condôminos arcarem com toda a qualificação do pessoal, a conta pode sair salgada.

É por isso que a terceirização dos porteiros aparece como alternativa viável. Empresas sérias investem em cursos de aperfeiçoamento para seu quadro de colaboradores. Dessa forma, qualquer pessoa designada ao cargo conseguirá exercer a função, atendendo aos mais altos níveis de exigência.

Idoneidade: elemento fundamental na terceirização de serviços de portaria

Como já dito, outra vantagem da terceirização é desonerar o condomínio de possíveis encargos trabalhistas. No entanto, isso não significa que os contratados não tenham direitos. Acontece que a responsabilidade fica confiada, justamente, à companhia prestadora de serviços.

A terceirizada deve cumprir com as obrigações legais. Isso inclui pagar pelo menos o piso da categoria, adicional noturno e descanso semanal remunerado. Do contrário, numa eventual disputa judicial, os valores poderão ser cobrados do contratante.

Para resguardar-se desse tipo de contratempo, o condomínio deve exigir a apresentação das guias de recolhimento de INSS, FGTS e demais benefícios dos porteiros. Ter conhecimento das certidões negativas da empresa também é importante, uma vez que a quantidade de processos pode ser sinal de alerta para práticas irregulares.

Na dúvida, vale verificar a reputação da marca no mercado. Converse com gestores ou síndicos de outros condomínios que tenham contratado serviços de porteiro terceirizados, mas principalmente ouça os que os funcionários estão falando. Peça referências. Aproveite, ainda, para conferir o histórico de registros em sites de defesa do consumidor, como o Reclame Aqui.

Saiba mais: Como avaliar o desempenho de terceirizados

Numa área tão fundamental quanto a portaria, idoneidade e experiência são garantias de um atendimento de qualidade. Por isso, confie nos mais de 45 anos de tradição da Inconfidência.

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