Porteiro deixa o comércio mais seguro – saiba como contratar

Porteiro deixa o comércio mais seguro – saiba como contratar

A criminalidade nos centros urbanos assusta, mas nem por isso você deve fechar as portas de seu negócio. Soluções simples, como a contratação de um porteiro, podem contribuir para a segurança de sua loja. Veja como os serviços de portaria fazem a diferença no comércio.

Porteiro ajuda a inibir furtos no comércio

Muitos furtos acontecem quando há oportunidade. A pessoa percebe que os vendedores estão distraídos, ou atendendo outros clientes. Aí, quando ninguém está olhando, ela pega algum item da prateleira e joga para dentro da mochila.

Por isso, a equipe no chão de loja precisa estar atenta a movimentações suspeitas. Não se trata de desconfiar de qualquer sujeito o tempo todo, mas, sim, de realizar um monitoramento constante do espaço.

Nesse ponto os colaboradores de portaria cumprem um papel fundamental. Eles ficam posicionados numa área estratégica: a entrada do estabelecimento. Portanto, podem observar o entorno, acompanhar a rotina dos vizinhos e perceber quando alguma ação foge ao comum.

Mais que um olhar atento, a figura do porteiro funciona como uma espécie de filtro de baderneiros. Os maus elementos, ao perceberem que o prédio é monitorado, pensam duas vezes antes de tentar um ato criminoso ali dentro.

E, mesmo quando o pior acontece, profissionais de portaria são treinados para garantir a segurança do público. Isso envolve manter a calma, não tentar atitudes precipitadas e, assim que possível, buscar ajuda policial.

Como contratar profissionais de portaria

A escolha de um porteiro envolve diversos fatores. Como se trata de um cargo de bastante responsabilidade, é preciso ter confiança no colaborador.

Desse modo, um primeiro critério a se analisar é o perfil psicológico do candidato. A personalidade da pessoa deve ser condizente com as qualidades que se espera desse tipo de funcionário – seriedade, atenção a detalhes etc.

O asseio também conta pontos. A apresentação pessoal deve ser considerada porque, muitas vezes, a portaria é a primeira impressão que se tem de uma loja. Esse é o momento de transmitir capricho, simpatia e acolhimento ao visitante para assegurar as vendas. Não dá para aceitar profissionais desleixados.

Finalmente, um quesito imprescindível para a escolha do porteiro é a experiência na função. Não estamos falando apenas do tempo de serviço, mas também dos cursos de capacitação na área. Quanto mais treinamentos e qualificações no currículo, maiores as chances de esse ser o indivíduo certo para o seu negócio.

Obviamente, tantos requisitos dificultam a missão de encontrar uma equipe de portaria. É por isso que você deve deixar essa tarefa nas mãos de especialistas.

A terceirização é a saída mais rápida e econômica para preencher a vaga. Nessa modalidade de contratação, uma prestadora de serviços designa os profissionais mais adequados para o seu negócio.

Você não tem que gastar tempo realizando entrevistas, muito menos treinando colaboradores. É a empresa contratada que capacita e faz a triagem dos profissionais certos. Assim, os terceirizados já chegam ao local prontos para realizar a tarefa.

E o melhor de tudo: encargos trabalhistas também ficam sob responsabilidade da companhia contratada. Você desembolsa apenas uma taxa pela realização do serviço, sem penduricalhos na folha de pagamento. O investimento sai mais barato.

Quer saber mais? Então confira nosso post com as cinco vantagens da terceirização. A Inconfidência está a postos para o que você precisar.

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