Por que a manutenção predial é tão importante?

Por que a manutenção predial é tão importante?

A manutenção predial engloba aqueles cuidados que todo condomínio deve ter, mas que muitos negligenciam para poupar despesas. São serviços de reparos elétricos e hidráulicos, por exemplo. Também entram nessa categoria a atenção aos sistemas de segurança, como os alarmes de incêndio.

Com o tempo, os equipamentos se deterioram ou perdem a validade, precisando ser substituídos. Até mesmo alguns mecanismos aparentemente em bom estado demandam revisões periódicas. Nessas horas, o investimento é em prevenção de acidentes.

Tanto zelo se justifica. Falta de manutenção compromete a segurança das pessoas – sejam moradores de um conjunto residencial, sejam trabalhadores de um espaço comercial. Além disso, após um estrago, o prejuízo financeiro sai bem mais caro.

A importância da manutenção predial

Imagine que o inquilino de um apartamento no último andar tenha notado infiltração no teto do banheiro. O mais provável é que haja um vazamento na caixa d’água do edifício.

Se nada for feito, a primeira consequência será o aumento nas contas. Desperdício de água significa mais consumo, evidentemente. Só que uma pequena rachadura no reservatório pode ir aumentando até que o recipiente se rompa. Em vez de infiltração, haverá um verdadeiro estouro – e uma “cachoeira” escorrendo pelos corredores do prédio.

Esse cenário catastrófico acaba causando ainda mais transtornos. Os apartamentos ficam sem água por tempo indeterminado. Já os danos materiais exigem soluções caras: reforma do telhado, substituição de maquinário perdido, pintura das paredes atingidas e por aí vai.

Ninguém merece viver um constrangimento desses, né? Por isso que a manutenção predial é tão importante. Vistorias periódicas e consertos de pequeno porte preservam o patrimônio.

É uma questão de proteção da vida, também. Se a água já causa avarias, o que dizer do fogo? Basta uma fiação comprometida para haver um curto-circuito, que leva a um princípio de incêndio. Não se trata apenas de perda material, mas de pessoas em risco.

Atentos a essas questões, os órgãos fiscalizadores exigem que prédios se adequem a normas de segurança, muitas delas previstas em lei. Eis mais uma incumbência da manutenção predial: assegurar que extintores, placas de sinalização e outras instalações estejam de acordo com as regras das autoridades competentes.

Invista na terceirização da manutenção predial

Para você garantir a máxima eficiência na manutenção predial, deve contar com profissionais especializados. A terceirização da equipe rende inúmeras vantagens.

A principal delas é que uma prestadora de serviços oferece colaboradores treinados, que conhecem os manuais de boas práticas. Eles são capazes não só de identificar problemas, como de aplicar a solução mais adequada.

Também devemos destacar a viabilidade financeira do negócio. Trabalhadores terceirizados não geram encargos trabalhistas para o condomínio. Impostos, 13º salário e contribuições à Previdência ficam a cargo da empresa contratada, restando apenas uma taxa fixa ao cliente.

Por fim, a segurança e a integridade das estruturas permanecem em dia. Dessa forma, cai a necessidade de consertos de emergência, o que reduz o impacto no orçamento geral já que com a manutenção prévia, há como fazer um planejamento adequado.

Os condôminos só têm a ganhar com a terceirização da manutenção predial. Quer mais informações sobre esse serviço? Então entre em contato com a Inconfidência. Temos mais de 40 anos de experiência.

Esperamos que você tenha gostado das dicas de hoje. Obrigado pela companhia e até a próxima.

Atendimento via WhatsApp
Converse via WhatsApp com nossa equipe para tirar suas dúvidas ou solicitar a visita de um consultor em sua empresa