Uma equipe de recepcionistas bem treinada pode ajudar a aumentar as vendas no seu negócio. Hoje vamos explicar como isso acontece, especificamente, num salão de beleza. Continue conosco e entenda a importância de conquistar a clientela logo na entrada!
Papel da recepção no salão de beleza
A preocupação com a aparência é uma das marcas do povo brasileiro. Segundo pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), divulgada em 2016, 66% das pessoas entrevistadas acreditam que gastos com beleza não são luxo, mas uma necessidade.
Se você tem um salão, uma barbearia ou uma clínica estética, sabe bem do que estamos falando. Sempre aparece uma moça que quer fazer escova e ficar linda para a festa, ou um executivo que precisa dar um trato na barba antes de uma reunião importante.
Muitas vezes, os consumidores já têm seu profissional de confiança. Porém, as demandas da vaidade podem acontecer nos momentos mais variados. E se o cabeleireiro estiver de férias? E o que fazer quando o cliente está viajando e tem que repaginar o visual longe de casa?
A saída é recorrer ao plano B: encontrar outro salão de beleza que atenda às necessidades imediatas. É hora de a equipe de recepcionistas agir.
O trabalho da recepção vai muito além de cumprimentar quem chega ao local. Os colaboradores desse setor devem ser treinados para prestar informações ao público: quais serviços a casa oferece? Há horário disponível para um agendamento? Quanto tempo demora até terminar o corte? Quanto custa?
O primeiro contato é essencial para estabelecer confiança. Recepcionista que demonstra firmeza nas respostas, sem abrir mão da simpatia no rosto, conquista qualquer visitante. Também vale oferecer um cafezinho, bater um papo e fazer o que for preciso para deixar o público à vontade.
Pronto, a primeira parte está concluída com sucesso. Agendamento feito, agora só falta o cabeleireiro arrasar no look. Clientela satisfeita retorna, com certeza!
Como escolher a equipe de recepcionistas
Recepcionista de salão de beleza deve ter a cara do estabelecimento. Por exemplo, se as frequentadoras são predominantemente do gênero feminino, talvez seja melhor colocar uma mulher na entrada. Essa medida ajuda a “quebrar o gelo”.
Idade, aparência e personalidade da colaboradora contam muitos pontos na hora de conquistar novas clientes. Por isso, é importante realizar uma triagem por perfil, de modo que a profissional escolhida esteja em sintonia com os valores da empresa.
Ainda, deve-se lembrar do treinamento. Cordialidade, eficiência e até asseio pessoal são características que vão sendo lapidadas com o tempo. Infelizmente, ninguém nasce pronto para a função.
É por esse motivo que recomendamos a terceirização do serviço de recepcionista. Com essa modalidade de contratação, você tem acesso a colaboradores que já passaram por capacitações. Ou seja, eles conhecem exatamente o que fazer e podem sair trabalhando no primeiro dia!
Fora isso, a prestadora terceirizada escala uma equipe que tenha a ver com seu salão de beleza. Assim, além de garantir a eficiência das operações, você ganha um quadro de funcionários adequados ao seu perfil de negócio.
Quer saber mais? Então confira nosso artigo sobre o custo/benefício da terceirização. Se precisar de um orçamento, a Inconfidência está à disposição para atender à sua demanda. Fale conosco!