5 cuidados para a higienização do refeitório escolar

5 cuidados para a higienização do refeitório escolar

O ambiente de uma cantina escolar demanda cuidados especiais de higiene. As boas práticas são importantes para evitar contaminação dos alimentos. Assim, a equipe colabora na proteção da saúde das crianças.

5 dicas para a higienização do refeitório escolar

Abaixo, listamos procedimentos de higienização considerados essenciais para qualquer refeitório. Será que sua equipe observa essas recomendações? Vamos lá.

  1. Lavar as mãos

Todos os colaboradores devem lavar as mãos assim que entram no local. Isso porque nossos dedos estão sempre carregados de microrganismos que podem se espalhar pelas superfícies. Os responsáveis em servir as refeições precisam repetir o procedimento periodicamente ou, então, usar luvas.

  1. Vestir uniforme

Bactérias também costumam se alojar nos nossos trajes. É por isso que funcionários de cozinhas e cantinas não devem vestir as mesmas roupas que usam na rua. Ao chegar ao trabalho, eles têm que se trocar e vestir uniforme. Depois do expediente, as peças devem ser lavadas e passadas.

  1. Higienizar diariamente

A higienização frequente garante mais segurança para o refeitório escolar. Portanto, a equipe de limpeza deve remover as sujidades diariamente. O ideal é que se use água e sabão nas portas, nas paredes, nos balcões e nas maçanetas, deixando-os secar naturalmente. No caso do enxague do chão, pode-se utilizar um rodo para secar o piso.

  1. Aposentar a vassoura

Quando a gente varre a cantina, a poeira levantada pode sujar talheres, pratos e panelas. E adivinha para onde vão esses resíduos? Pois é: para dentro da barriga dos alunos. Mais um motivo para usar o rodo em vez da vassoura.

  1. Evitar produtos químicos

Produtos de limpeza são perigosos. Alguns causam alergias e podem até ocasionar explosões, se manuseados de forma inadequada. Para a higienização de ambientes com manipulação de alimentos, prefira água e sabão. Já a desinfecção dos utensílios pode ser feita com solução clorada, uma mistura de água e água sanitária.

Terceirização facilita operações de limpeza na escola

Aqui no blog, nós já falamos sobre como a terceirização de serviços é importante para melhorar a gestão escolar. Quando você tem um grupo de profissionais lidando num setor, sabe que as melhores práticas serão seguidas à risca. Assim, a direção do educandário pode investir mais energia em outras áreas, como prospecção de alunos e desenvolvimento de planos pedagógicos.

Diversos departamentos podem ser terceirizados num colégio. Um deles, como também já explicamos por aqui, é a portaria. A medida ajuda a reforçar a segurança de estudantes e professores.

Outra maneira de otimizar as operações é terceirizando a higienização da cantina. Essa é a certeza de ter à disposição uma equipe bem treinada, asseada e apta para a função.

Os profissionais passam por cursos de capacitação periódicos, utilizam os produtos de limpeza mais adequados e seguem todas as normas sanitárias. E o melhor é que custam menos para a instituição, já que os encargos trabalhistas ficam por conta da empresa prestadora de serviços.

Quer saber mais? Então entre em contato com a Inconfidência e solicite um orçamento para limpeza de refeitório. Nossos colaboradores estão prontos para atender à sua demanda com a máxima eficiência.

Atendimento via WhatsApp
Converse via WhatsApp com nossa equipe para tirar suas dúvidas ou solicitar a visita de um consultor em sua empresa