Inconfidência

Atenção! Produtos de limpeza podem causar alergias e explosões

O manuseio de produtos de higienização e limpeza exige cautela. Quando administradas incorretamente, essas substâncias não surtem o efeito pretendido. Pior ainda: podem causar acidentes que prejudicam a saúde das pessoas e o meio ambiente. A seguir, saiba mais sobre o uso desses materiais.

Riscos relacionados a produtos de limpeza

Houve um tempo em que o “kit faxina” era composto por detergente, água sanitária e esfregão, nada mais. Felizmente, a tecnologia avançou. Hoje há alternativas mais eficientes no combate à sujeira que também evoluiu com as inovações.

Alguns produtos de limpeza são desenvolvidos para superfícies específicas, como pisos, carpetes ou vidros. Muitos têm ação sanitizante, eliminando bactérias causadoras de doenças. Com tantas opções, é preciso conhecimento técnico para escolher a adequada.

Cabe ressaltar que os artigos de supermercado, embora adequados para a higienização doméstica, não servem para ambientes industriais ou comerciais. As empresas têm alta circulação de pessoas e, na maioria das vezes, devem atender a normas rígidas de vigilância sanitária. Por isso, é necessário investir em materiais profissionais.

Esses itens têm especificidades. Por exemplo, você sabe o que é FISPQ? A Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos registra os componentes da fórmula, os dados sobre risco de intoxicação e as medidas para a aplicação correta da substância. Sem isso, as chances de insucesso são altas.

O primeiro risco diz respeito à ineficácia. Por exemplo, misturar soda cáustica com um ácido forte neutraliza o efeito de ambos. O que pareceria uma combinação poderosa aos olhos de um leigo, na verdade, gera apenas desperdício de recursos.

No entanto, as consequências podem ser mais graves. Alguns produtos de limpeza reagem entre si e liberam gases tóxicos, ou mesmo causam explosões. Muitas dessas substâncias são inflamáveis, também.

Em contato com a pele ou as mucosas do corpo, os higienizadores costumam desencadear alergias, dificuldades respiratórias e até danos neurológicos. Se jogados pelo ralo, chegam aos rios e poluem o meio ambiente destruindo a natureza e causando prejuízos a comunidade.

Portanto, os colaboradores responsáveis pela limpeza devem conhecer o modo certo de armazenamento, aplicação e descarte dos produtos. Eles precisam administrar a quantidade correta para cada caso, sempre seguindo manuais de boas práticas e vestindo equipamentos de proteção individual (EPIs). Tudo pela segurança que só é possível com acompanhamento contínuo e fiscalização diária.

Como garantir a segurança do serviço de limpeza

A higienização de escolas, lojas, salões de beleza, escritórios, fábricas e hospitais é indispensável para o bem-estar do público. No entanto, você não precisa tornar-se um expert para garantir a proteção do ambiente de trabalho. Conte com ajuda especializada!

Os serviços terceirizados de limpeza são uma solução eficiente e eficaz, pois as equipes, formadas por profissionais capacitados e treinados, cumprem à risca os critérios mais rigorosos de segurança. Além disso, utilizam materiais de boa procedência, assegurando a eficácia dos procedimentos sem prejuízo à saúde e à natureza.

A Inconfidência atua com fornecedores consolidados e certificados, como Girassol, Polwax e Fortpel. Essas marcas são sinônimo de qualidade em higienização.

Conte conosco! Temos mais de 45 anos de experiência em terceirização, sempre buscando a excelência de nossos serviços. Entre em contato e solicite um orçamento. Nós podemos colaborar para o sucesso de seus negócios.

Assine nosso blog!