Inconfidência
Lavar as mãos evita doenças no trabalho

Lavar as mãos evita doenças no trabalho

Lavar as mãos é um dos hábitos mais simples e mais importantes para prevenir doenças. Por isso, toda empresa deve ter um banheiro limpo onde as pessoas possam fazer a higiene corretamente. Confira, a seguir, como a terceirização dos serviços de limpeza contribui para a saúde de seus colaboradores.

Por que lavar as mãos é tão necessário

Pense num teclado de computador, no corrimão de uma escada ou nos assentos de uma sala de reuniões. Todas essas superfícies estão repletas de bactérias. Os microrganismos se reproduzem no ambiente e podem atingir qualquer indivíduo que utilize os objetos.

Na maioria das vezes, o contato se dá pelas mãos. Depois a pessoa toca o nariz, os olhos ou a boca sem perceber, fazendo com que os germes invadam seu corpo. Esse movimento pode resultar em infecções que vão de um simples resfriado até gastroenterites e outras inflamações.

Por isso, os médicos recomendam a higienização das mãos com água e sabão. Esse simples cuidado remove sujidades e secreções que ficam acumuladas nas palmas, nos dedos e embaixo das unhas. Dessa forma, a quantidade de parasitas nocivos também diminui, dificultando a transmissão de doenças no local de trabalho.

O mínimo que se espera de uma corporação é que os banheiros de uso coletivo estejam em condições adequadas de salubridade. Isso significa, por exemplo, sempre ter sabonete líquido e papel toalha à disposição.

Tais elementos são essenciais para uma higiene adequada. Sem sabonete, a água não é suficiente para eliminar bactérias. Sem papel, as mãos ficam úmidas, o que favorece a proliferação de fungos. Portanto, a equipe de limpeza deve se responsabilizar para que os materiais nunca estejam em falta.

Terceirização da limpeza otimiza os resultados

Também cabe a esses profissionais zelar pelo asseio geral do lugar. Um banheiro limpo, sem acúmulo de resíduos nem odores desagradáveis, é sinal de mais saúde no dia a dia.

Ocorre que a higienização de ambientes não faz parte do core business da empresa. Embora seja indispensável para o bem-estar dos colaboradores, esse setor não é uma atividade fim, ou seja, não gera retorno direto ao caixa.

O gestor de uma fábrica, apenas para ilustrar, deve se preocupar se a linha de produção está funcionando. Não é sua incumbência verificar se faltou papel higiênico nos toaletes.

A terceirização dos serviços de limpeza aparece como uma solução vantajosa aos negócios. As equipes contratadas são especialistas na área. Os funcionários passam por treinamentos e capacitações periódicas, de modo que chegam ao local prontos para assumir a missão.

Cabe à prestadora terceirizada garantir o cumprimento de boas práticas. Elas incluem a eficiência na limpeza do banheiro, o uso de produtos de qualidade e os esforços para evitar desperdícios. Como resultado, a operação se torna mais sustentável.

Ah, e os encarregados se certificam de que nunca falte papel nem sabonete. Todo mundo poderá lavar as mãos sempre que for necessário.

Quer saber mais sobre essa modalidade de contratação? Então confira nosso artigo com as vantagens da terceirização de serviços. Obrigado pela leitura e até a próxima!

Assine nosso blog!