Terceirize para conquistar sustentabilidade nos negócios

Terceirize para conquistar sustentabilidade nos negócios

Sustentabilidade não diz respeito apenas à preservação do meio ambiente. Embora as práticas sustentáveis visem a diminuir o impacto causado na natureza, existem outros pilares que sustentam essa postura. Deve-se pensar, também, no bem-estar social e na viabilidade financeira dos processos operacionais.

Pois a terceirização de serviços atua como alternativa para a sustentabilidade de seu negócio. Por exemplo, ao delegar a função de limpeza a uma equipe especializada, você consegue diminuir custos sem negligenciar a segurança ambiental. Continue a leitura e entenda por quê.

Terceirização da limpeza e a sustentabilidade ambiental

Um dos grandes problemas de nossa sociedade é o lixo gerado pelas organizações. Para solucioná-lo, o Brasil instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Segundo a legislação, o refugo é classificado quanto à origem (fábricas, canteiros de obras, postos de saúde, portos ou escritórios etc.) e quanto à periculosidade (inflamáveis, corrosivos, tóxicos e patogênicos). Cada tipo requer um descarte adequado para garantir a segurança da população.

A Lei nº 12.305/10 estabelece uma responsabilidade compartilhada pelo manejo desses materiais. Fabricantes, distribuidores, comerciantes e cidadãos devem fazer sua parte. Aos geradores de resíduos na indústria e no comércio, cabe sistematizar procedimentos para o correto manuseio dos rejeitos. É aí que está uma grande vantagem de terceirizar os serviços de limpeza.

As equipes especializadas passam por capacitações periódicas. Desse modo, conhecem os métodos mais inovadores para realizar a tarefa com máxima eficiência, sempre zelando pelas normas de sustentabilidade. Isso inclui o descarte seguro do lixo hospitalar ou a logística reversa de pilhas e lâmpadas, que devem ser entregues em postos de coleta específicos.

A qualidade dos equipamentos e dos insumos é outra preocupação dos terceirizados. Cada vez mais, a indústria de produtos de higienização procura desenvolver artigos que não agridam o meio ambiente nem representem risco à saúde humana. Você sabia que existem opções biodegradáveis e atóxicas?

A própria Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins (Abipla) promove o movimento Limpeza Consciente. O programa defende medidas como a fabricação de produtos concentrados, para reduzir o uso de água, e o descarte correto das embalagens pós-consumo.

Sustentabilidade financeira com serviços terceirizados

Contratar uma prestadora de serviços também significa atingir o melhor resultado com o menor custo. É o que os consultores de gestão chamam de produtividade.

Em primeiro lugar, o investimento sai mais barato porque você não tem despesas trabalhistas. Basta pagar uma taxa única pela tarefa contratada.

Além disso, tampouco é necessário comprar equipamentos de última geração. A própria empresa terceirizada se responsabiliza pelos instrumentos de trabalho. No caso da limpeza, são vassouras, rodos e detergentes, entre outros itens.

Pode parecer pouco, mas tente calcular a quantidade de materiais utilizada num prédio comercial inteiro. Qualquer economia já faz diferença no orçamento do condomínio, certo? Então deixe a aquisição com os especialistas. Eles poderão, inclusive, barganhar descontos com fornecedores, já que atendem a uma clientela variada.

Não bastasse esse trunfo, os profissionais de limpeza são orientados ao uso racional dos insumos. Ou seja, eles mantêm o controle para assegurar que a missão seja cumprida com agilidade, eficiência e sustentabilidade.

Quer saber mais? Então confira nosso artigo sobre como avaliar a relação custo/benefício da terceirização de serviços. Obrigado pela leitura e até a próxima!

Atendimento via WhatsApp
Converse via WhatsApp com nossa equipe para tirar suas dúvidas ou solicitar a visita de um consultor em sua empresa