Inconfidência

Piso com sujeira incrustada: como lidar?

A limpeza é o cartão de visitas de qualquer estabelecimento comercial. Enquanto um ambiente higienizado transmite capricho e bem-estar, um piso com sujeira incrustada passa ideia de desleixo, abandono e até risco sanitário.

Como muitas pessoas circulam pela empresa todos os dias, é natural que o chão fique sujo. Por isso, você deve tomar alguns cuidados com a manutenção do espaço. Eles começam pela definição do tipo de revestimento e passam, claro, pela faxina. Confira algumas dicas para o seu negócio.

Cada tipo de piso requer uma manutenção específica

O que você leva em consideração ao escolher o piso de uma loja ou de um restaurante? A beleza certamente é um aspecto fundamental, pois a decoração enche os olhos da clientela. No entanto, outros fatores também pesam na decisão, como o preço e a praticidade do material.

No comércio varejista, é comum utilizar pisos de cerâmica ou porcelanato. Essas opções são baratas, além de demandar poucos cuidados. Bastam uma vassoura e um pano úmido para remover a maioria das sujidades. Por outro lado, as superfícies podem sofrer arranhões devido à queda de objetos e ao atrito dos móveis.

Uma alternativa mais luxuosa e aconchegante é a madeira. Nesse caso, deve-se evitar o excesso de umidade, pois a água pode estufar e alterar o aspecto original das tábuas. Ceras e óleos também precisam ser administrados com cautela, já que costumam causar manchas irreversíveis. Aliás, sempre cabe lembrar que as reações químicas entre produtos de limpeza oferecem risco de alergias e explosões.

Outros tipos de pisos suscetíveis a substâncias abrasivas são as pedras, como mármore, ardósia, granilite e granito. Embora altamente duráveis e superelegantes, esses materiais são porosos, o que significa que absorvem manchas de gordura ou de ácido. Uma cozinha revestida de mármore até parece bonita no início, mas, com o tempo, vai perdendo o encanto.

Tem, ainda, os pisos vinílicos e os carpetes. Os do primeiro grupo são populares em clínicas e consultórios médicos. Os do segundo, em escritórios. Um chão sujo, num estabelecimento desses, requer cautela na escolha tanto dos sanitizantes quanto dos utensílios de limpeza. Um simples bocal de aspirador de pó, se mal administrado, causa avarias.

Como lidar com a sujeira incrustada no piso

Como você pôde perceber, cada piso requer uma manutenção específica. Por isso, a primeira dica para evitar sujeira incrustada é conhecer os produtos e equipamentos de limpeza mais adequados para o seu ambiente. A medida evita prejuízos devido ao manejo incorreto de vassouras, alvejantes e saponáceos.

Para um resultado ainda melhor, invista numa equipe especializada. Os colaboradores devem ser treinados para utilizar as máquinas da maneira mais eficiente, evitando o desperdício de água, produtos e energia.

Não tem recursos para contratar e capacitar profissionais de limpeza? Então recorra à terceirização do serviço. Essa modalidade sai mais em conta, uma vez que os profissionais já têm experiência no ramo. Assim, eles podem atender às necessidades de sua empresa com rapidez e segurança.

A Inconfidência oferece serviços de limpeza terceirizada em hotéis, academias, fábricas, salões de beleza, escolas, escritórios e onde mais você precisar. Conte conosco para deixar seu estabelecimento brilhando como novo.

Assine nosso blog!

Assine nosso blog!