Limpeza de academias ajuda a evitar infecções

Limpeza de academias ajuda a evitar infecções

A prática de atividades físicas melhora o ânimo, fortalece o organismo e ajuda a prevenir doenças. Porém, o ambiente de uma academia nem sempre é tão saudável assim. A combinação de suor e ar condicionado favorece a proliferação de micro-organismos nocivos, sendo necessária a higienização constante do local.

No post de hoje, vamos explicar como a terceirização do serviço de limpeza deixa o estabelecimento em perfeitas condições para os frequentadores. Você vai garantir o bem-estar de seus clientes e, de quebra, economizar um bocado. Entenda por quê.

Aparelhos de academia favorecem proliferação de bactérias

Cientistas da Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro, realizaram um estudo sobre a higiene de academias cariocas. A equipe, coordenada pelos professores João Carlos Tórtora e Adriana Pereira, coletou amostras de colchonetes e outros equipamentos para verificar a presença de micróbios. Os resultados foram alarmantes.

De acordo com os investigadores, havia contaminação em 44,4% das análises. Houve selins de bicicleta ergométrica que chegaram a registrar 1,6 mil micro-organismos por cm², quando 100 por cm² já são considerados carga microbiana excessiva.

Embora restrito à realidade do Rio de Janeiro, o experimento provavelmente renderia casos parecidos, se fosse conduzido Brasil afora. O problema é que o contato do corpo com superfícies contaminadas abre espaço para complicações diversas. Alguns exemplos são conjuntivite, faringite, furúnculo, herpes e até infecções intestinais.

De acordo com a National Athletic Trainers’ Association, dos Estados Unidos, metade das infecções contraídas por atletas está relacionada a doenças de pele. A entidade possui até uma cartilha para prevenção e tratamento dessas enfermidades.

Portanto, se você gerencia uma academia de musculação, um box de crossfit ou uma escola de artes marciais, deve assegurar a higienização dos recintos. E não basta varrer o chão ou passar um paninho com álcool nos aparelhos. Conte com a ajuda de profissionais.

Por que terceirizar a limpeza de academias

Aqui neste blog, sempre destacamos as vantagens da terceirização. Uma delas é que as equipes terceirizadas passam por treinamento específico para atuar nos mais diversos ambientes.

No caso das academias, os trabalhadores seguem manuais de boas práticas e utilizam produtos próprios para a higienização pesada, como o Multibac BP. Essa substância elimina bactérias e até o temido vírus H1N1.

Efetuando uma limpeza adequada do ambiente, haverá uma constância dos clientes e certamente novos usuários serão convidados. Também se eliminará os riscos de clientes serem contaminados, reduzindo o risco ressarcimentos por danos aos clientes que poderiam afetar os lucros da academia. Higienizar adequadamente estes ambientes é uma das melhores formas de prevenção.

Além de você saber que terá um serviço de qualidade, a solução também se mostra mais barata. Isso porque não é preciso bancar encargos trabalhistas, nem arranjar um substituto para quando o faxineiro estiver de férias. Paga-se apenas uma taxa fixa pela contratação do pacote completo, que inclui mão de obra e material.

Então, enquanto os especialistas realizam a tarefa, você pode se concentrar nas atividades-fim do negócio. O papel da academia é garantir que os alunos realizem atividade física em segurança. A limpeza do lugar é importante, certamente, mas não deve ocupar demais o tempo da gerência.

Delegue funções a quem entende do assunto e ganhe mais tempo para trabalhar no que realmente importa. Entre em contato com a Inconfidência e informe-se sobre a terceirização de limpeza em academias. Nossos profissionais estão capacitados para ajudar você no que for preciso.

Atendimento via WhatsApp
Converse via WhatsApp com nossa equipe para tirar suas dúvidas ou solicitar a visita de um consultor em sua empresa