Inconfidência

Rede elétrica: riscos e cuidados com a manutenção

A manutenção da rede elétrica é fundamental para preservar o seu patrimônio. Ela garante o bom funcionamento dos eletroeletrônicos instalados no local, além de prevenir o desgaste dos componentes.

Essa última medida também ajuda a evitar acidentes, já que aponta problemas antes que eles se tornem riscos maiores. Porém, você sabia que existem categorias diferentes de manutenção? Hoje vamos explicar as particularidades entre elas.

Tipos de manutenção da rede elétrica

Manutenção corretiva – Talvez essa seja a categoria de manutenção mais conhecida entre o público leigo. O trabalho ocorre, justamente, para corrigir falhas após elas acontecerem.

No caso da rede elétrica, podemos imaginar algo simples: uma resistência de chuveiro queimada. Depois que o problema é identificado, deve-se substituir a peça estragada por uma nova para o equipamento voltar a aquecer a água.

Outro exemplo comum é a sobrecarga, que muitas vezes leva a curtos-circuitos.  Nessas horas, é preciso realizar a troca de cabos e outros componentes danificados para as instalações voltarem a funcionar normalmente.

Manutenção preventiva – A abordagem preventiva a acidentes serve para diminuir esses imprevistos. Ela consiste num monitoramento rotineiro dos equipamentos e das instalações elétricas.

O objetivo é identificar possíveis problemas logo no início. Assim, dá para providenciar a substituição ou o reparo das peças defeituosas sem que elas comprometam o funcionamento da rede.

Por exemplo, você sabia que é necessário reapertar as conexões elétricas periodicamente? É que os materiais trabalham ao longo do tempo, podendo haver folgas. Isso abre brecha para o superaquecimento, que pode levar a falhas, curtos e inclusive incêndios.

Saiba mais: Por que a manutenção predial é tão importante?

Manutenção preditiva – Por fim, temos uma categoria de manutenção que existe para entender o funcionamento do maquinário industrial. A ideia é monitorar o consumo de energia dos equipamentos para saber a hora certa de realizar os consertos.

A abordagem preditiva tem como base um sistema sofisticado de monitoramento. Com ela, os técnicos conseguem analisar dados como os níveis de desgaste e eficiência dos componentes. Assim, verificam se o comportamento das máquinas está de acordo com o que é esperado, conforme as especificações do fabricante.

Dessa forma, é possível conduzir a manutenção no momento mais oportuno. Dá até para prolongar a vida útil das peças.

Como realizar uma manutenção adequada na rede elétrica

Até aqui você já deve ter entendido a importância da manutenção da rede elétrica, certo? Além de uma questão de segurança, pois previne incêndios e choques, ela ainda representa economia de custos para a empresa. Afinal, reparos preventivos saem bem mais barato que a substituição de equipamentos estragados.

A NBR 5410, diretriz da Associação Brasileira de Normas Técnicas, traz orientações quanto às instalações elétricas de baixa tensão. Ela diz, por exemplo, que se deve estimar a frequência e a qualidade da manutenção para garantir a efetividade das medidas de proteção, o funcionamento correto dos componentes e a realização rápida de reparos, quando necessário.

Para tanto, é preciso contar com auxílio especializado. Por isso, sugerimos nosso serviço de terceirização da manutenção predial.

A equipe da Inconfidência conta com técnicos especializados no trabalho de zeladoria. Os profissionais observam as estruturas, conduzem vistorias periódicas e providenciam pequenos consertos das partes defeituosas, garantindo a longevidade e a preservação de seu patrimônio.

Quer saber mais detalhes? Então confira o artigo abaixo:

Saiba mais: Zeladoria reforça a segurança predial com manutenção preventiva

E, se precisar de um orçamento, aproveite para entrar em contato conosco. Atendemos clientes em várias cidades do Rio Grande do Sul.

Assine nosso blog!