O público que frequenta ferragens e lojas de materiais de construção geralmente tem um objetivo bem específico: resolver um problema em casa. Pode ser desde o conserto de uma torneira quebrada até a reforma geral da cozinha. De qualquer modo, o fato é que leigos nem sempre sabem qual peça comprar ou como avaliar o custo/benefício de um produto.
Nessas horas, o atendimento da equipe faz toda a diferença. Quem investe na venda consultiva tem mais chances de cativar a clientela. A seguir, falamos sobre essa e outras estratégias para melhorar o serviço em seu comércio. Fique conosco!
Venda consultiva: o diferencial nas ferragens
Venda consultiva significa buscar uma solução. Nessa abordagem, o atendente atua para entender a necessidade do consumidor e, a partir daí, apresentar os produtos adequados para aquele caso.
Ou seja: não se trata de empurrar os itens mais caros da prateleira. O importante é oferecer ao cliente aquilo que vá resolver seu problema.
Claro que, para atingir esse patamar numa ferragem ou loja de materiais de construção, é preciso treinamento. A equipe de vendas deve não apenas conhecer o catálogo, como também entender o uso de cada artigo. Noções básicas sobre obras também são bem-vindas.
Loja de materiais de construção deve ser atrativa
Outro aspecto relevante diz respeito à aparência do estabelecimento. Quem está fazendo reparos em casa já enfrenta um dia a dia de sujeira e desordem. Portanto, não é legal encontrar um ambiente igualmente caótico fora de lá.
Desse modo, o chão de loja deve transmitir um senso de organização e limpeza. Como atingir isso? Aqui vão algumas sugestões:
– Setorizar corretamente os produtos, conforme a marca ou a finalidade de uso;
– Sinalizar as gôndolas para facilitar a identificação de cada setor;
– Aproximar artigos relacionados (por exemplo: roscas e buchas de um lado, parafusos logo depois, ou então azulejos de parede seguidos de rejuntes);
– Separar área de exposição e estoque, senão a loja fica parecendo um grande depósito;
– Manter a limpeza do piso e das prateleiras. Não é porque você vende materiais de construção que o estabelecimento precisa parecer um canteiro de obras, né?
Saiba mais: Como a higienização do depósito torna seu negócio mais lucrativo
Terceirização ajuda a qualificar o trabalho
Sabemos que o dia a dia de uma empresa pode ser corrido. O gestor tem que se preocupar com giro de estoque, pagamento de fornecedores e questões administrativas que demandam bastante tempo. Nesse contexto, fica inviável gerenciar alguns detalhes, como a disposição dos produtos numa gôndola ou a limpeza de um corredor da loja.
Esses aspectos mais operacionais devem ser delegados à equipe. E a terceirização das atividades pode ser a saída para um resultado excelente.
Quando você contrata profissionais terceirizados, conquista um grupo de colaboradores prontos para qualquer missão. Eles têm experiência e qualificação técnica, além de respeitar rigorosos indicadores de desempenho.
É possível, por exemplo, terceirizar a equipe de limpeza. Assim você garante um local de trabalho sempre limpo e organizado.
Também dá para contratar atendentes. A prestadora de serviços pode fazer uma triagem de profissionais conforme o perfil desejado, aumentando as chances de sucesso no seu empreendimento.
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