Como prevenir contaminações na copa e na cozinha

Como prevenir contaminações na copa e na cozinha

Você já ouviu falar em contaminação cruzada? Esse é apenas um dos problemas que podem surgir na copa e na cozinha. Por isso, é preciso contar com uma equipe qualificada para realizar a manutenção desse ambiente durante festas e eventos corporativos.

Como ocorre a contaminação cruzada na cozinha

A cozinha funciona, acima de tudo, como um lugar de preparo de alimentos. É ali que o pão, o tomate e o queijo podem se transformar num delicioso canapé para o seu coquetel.

Ocorre que esses ingredientes contêm bactérias. A atenção especial vai para as carnes cruas e os vegetais que ainda não foram lavados, pois nesses casos, pode haver agentes patogênicos na comida. Ou seja, transmissores de doenças.

Quando alguém fatia uma picanha ou rala uma cenoura, por exemplo, os microrganismos são transportados para a faca, o ralador e a bancada de trabalho. Agora imagine que a mesma área, antes usada para cortar carne, também seja utilizada para montar as bandejas de salgados.

Pois é. Os parasitas que estavam no ambiente atingem os quitutes que serão servidos ao público. É a famigerada contaminação cruzada do insumo cru ao produto. Portanto você deve garantir a correta higienização das superfícies.

Manter os equipamentos de copa e cozinha limpos também evita a presença de pragas. Moscas, formigas e baratas são apenas alguns dos insetos que podem infestar o local. Eles aproveitam o calor e a abundância de alimento para fazer ninho. O grande problema é que esses invasores podem carregar bactérias e fungos consigo, espalhando-os por todo lado.

Como evitar contaminações na copa e na cozinha

Frente a tantos perigos a equipe responsável pela manipulação de alimentos também deve observar regras de limpeza. Lavar as mãos é um cuidado fundamental. Higienizar copos, talheres e demais utensílios corretamente também.

Essas tarefas podem até parecer simples, mas demandam conhecimento técnico. A maneira de lavar uma taça de cristal é diferente da forma como se higieniza uma panela de ferro. Cada equipamento requer uma solução apropriada.

É por essas e outras que você deve investir num serviço profissional de copeiragem. A terceirização desse departamento eleva suas chances de sucesso no evento corporativo. Isso porque os colaboradores são treinados para atingir a máxima eficiência durante a operação.

Os profissionais seguem manuais de boas práticas. Eles conhecem as melhores técnicas para remover sujidades de qualquer material. Além disso lavam cada cantinho das peças, impedindo contaminação cruzada por fungos ou bactérias.

Outra vantagem de terceirizar a copeiragem é o custo reduzido. A contratação dos especialistas ocorre sob demanda. Desse modo, você não precisa manter um quadro fixo de funcionários para cumprir essa função. Basta pagar uma taxa nos dias em que o serviço for acionado.

Que tal oferecer um cafezinho especial durante uma reunião de negócios? Ou realizar um coquetel na convenção de aniversário da empresa? Uma equipe terceirizada garante atendimento de qualidade aos seus convidados – e ainda deixa tudo brilhando depois.

Quer saber mais? Entre em contato com a Inconfidência e solicite um orçamento para serviços de copeiragem. Obrigado pela leitura e até a próxima!

Atendimento via WhatsApp
Converse via WhatsApp com nossa equipe para tirar suas dúvidas ou solicitar a visita de um consultor em sua empresa