Inconfidência

Inspeção predial: zelador previne acidentes e ajuda a economizar

A inspeção predial é uma avaliação que verifica o estado de segurança, conservação e manutenção de um edifício. Obrigatória em muitas cidades do Brasil, essa ferramenta de diagnóstico serve, principalmente, para prevenir acidentes. E desobedecer às normas vigentes pode acarretar multas salgadas para o condomínio.

A seguir, saiba mais sobre como funciona essa vistoria. Veja, também, qual é o papel do zelador para evitar que problemas pequenos se transformem em grandes dores de cabeça.

Lei de inspeção predial varia conforme a cidade

Não existe uma única lei que verse sobre a inspeção e a manutenção predial no país. Cada município mantém seu conjunto de regras. No Rio Grande do Sul, por exemplo, algumas cidades que possuem legislação própria são Porto Alegre, Canoas, Capão da Canoa, Bagé e Bento Gonçalves.

Em geral, o objetivo é garantir que as edificações comerciais e residenciais ofereçam um ambiente seguro para seus habitantes. Para tanto, é necessário que seja feita uma espécie de check-up nas instalações. Deve-se observar se todos os elementos estão funcionando normalmente. A lista pode incluir:

– Sistema elétrico;

– Instalações hidráulicas;

– Central de gás;

– Itens de proteção contra incêndio;

– Luzes e saídas de emergência;

– Para-raios;

– Elevadores, escadas rolantes e similares.

A vistoria é realizada por um profissional credenciado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) ou Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU). O especialista deve emitir um laudo atestando que todos os mecanismos estão em conformidade com as normas técnicas estabelecidas pelas autoridades.

O tempo para a renovação do laudo de inspeção predial varia de acordo com a legislação local. Na capital gaúcha, a validade da vistoria é de cinco anos para a maioria das edificações industriais, comerciais e de serviços.

Qualquer prédio ou condomínio está sujeito à fiscalização das autoridades. No caso de Porto Alegre, esse papel cabe a um departamento da Secretaria Municipal de Obras e Viação (SMOV). Se houver irregularidades, a multa pode chegar a R$ 417,71 por patologia identificada. Portanto, é necessário garantir que todos os elementos avaliados estejam, sempre, em perfeitas condições.

Zelador evita prejuízo com a manutenção predial

Síndicos ou donos de imóvel sabem que pequenos consertos são inevitáveis. Um disjuntor queimado aqui, um cano vazando ali… Volta e meia tem um reparo para fazer.

Ocorre que quando não se dá atenção às tarefas simples do dia a dia, elas se tornam transtornos maiores. Um vazamento discreto pode gerar uma grande infiltração. Aí, o preço do conserto sairá bem mais caro.

É por essas e outras que o condomínio deve contar com o olhar atento de um zelador. O colaborador fica encarregado de vistoriar, semanalmente, as instalações elétricas, o sistema hidráulico e os itens de segurança do local. Assim, qualquer avaria é percebida imediatamente. Os reparos ficam mais baratos e podem ser providenciados a tempo de manter a área segura para os condôminos.

Quer economizar ainda mais? Então invista na terceirização do serviço de zeladoria. Essa modalidade de contratação dá acesso a profissionais qualificados sem que o condomínio precise arcar com custas trabalhistas.

Gostou das dicas? Se você se interessou pelo assunto, não deixe de conferir nosso artigo sobre a importância da manutenção predial. Aproveite, também, para entrar em contato com a Inconfidência e solicitar um orçamento sem compromisso. Até a próxima!

Assine nosso blog!