Inconfidência
O papel do supervisor na prestação de serviços terceirizados

O papel do supervisor na prestação de serviços terceirizados

A figura do supervisor é extremamente importante para garantir um serviço bem conduzido. Essa pessoa não apenas assegura a qualidade do trabalho, como também inspira a equipe a dar o seu melhor. A seguir, você entenderá como funciona a supervisão de colaboradores terceirizados.

A importância da supervisão em serviços terceirizados

O papel do supervisor consiste em monitorar as atividades da equipe operacional, verificando se os procedimentos estão sendo cumpridos corretamente, conforme as boas práticas do ramo e as orientações do contratante. Contudo, é importante salientar que o supervisor não deve ser encarado como um carrasco, mas sim como um líder.

Imagine um colaborador recém-contratado, que ainda está em fase de treinamento. A quem ele irá recorrer para saber se está realizando a tarefa da maneira adequada? Isso mesmo: ao supervisor.

Agora, pense em um colaborador experiente. Mesmo quem já tem anos na função pode se deparar com situações inesperadas. Nesse caso, quem é que ele pode consultar? Novamente, o supervisor.

A supervisão atua como um filtro de controle entre a equipe e o contratante, resolvendo os pequenos contratempos do dia a dia, para que você não precise se envolver em demandas operacionais. É ele quem faz a intermediação entre as necessidades do funcionário e a Inconfidência para uma cadência perfeita de operação do projeto de serviços.

Quando bem treinados, os supervisores garantem a máxima eficiência do serviço, pois sabem conduzir o trabalho com segurança, agilidade e competência. Por isso, ao contratar colaboradores terceirizados, é imprescindível avaliar a credibilidade da empresa.

Veja também: 5 cuidados ao se escolher uma empresa de terceirização 

Dicas para a contratação de uma equipe terceirizada

É evidente que, para chegar a um cargo de supervisão, o colaborador precisa demonstrar talento. Além disso, ele deve se qualificar continuamente e provar que é confiável. Esses elementos devem ser levados em conta na hora de definir a prestadora de serviços a ser contratada. A seguir, confira algumas dicas para acertar na escolha:

  1. Exija qualidade. Equipes sérias passam por cursos de capacitação periodicamente. Os profissionais recebem certificados que atestam a aptidão para executar determinada tarefa. Verifique quais tipos de treinamento a prestadora oferece ao quadro de funcionários.
  2. Conheça os KPIs. Os chamados indicadores de desempenho determinam a capacidade produtiva de um time. Por exemplo, existe um tempo médio para a conclusão das atividades. 

Saiba mais: Como avaliar terceirizados

  1. Desconfie de valores abaixo da média. A terceirização é conhecida como uma solução econômica – afinal, você não paga encargos trabalhistas nem arca com a compra de equipamentos. No entanto, existe um custo operacional para garantir a qualificação da equipe. Se a taxa de serviço estiver baixa demais, é sinal de que a execução ficará aquém do esperado. 

Saiba mais: Terceirização: Suspeite de preços muito abaixo da média

Seguindo essas recomendações, você tem tudo para aproveitar as vantagens da terceirização. Quer saber mais sobre o assunto? Então entre em contato com a Inconfidência e solicite um orçamento. Desde 1972, nossas equipes oferecem serviços qualificados em portaria, zeladoria, copeiragem, limpeza e conservação predial. Atendemos em diversas cidades do Rio Grande do Sul.

@inconfidenciaservicos

Assine nosso blog!