O papel do supervisor na prestação de serviços terceirizados

O papel do supervisor na prestação de serviços terceirizados

A figura do supervisor é extremamente importante para um serviço bem conduzido. Essa pessoa não apenas garante a qualidade do trabalho, como também inspira a equipe a dar seu melhor. A seguir, entenda como funciona a supervisão de colaboradores terceirizados.

A importância da supervisão em serviços terceirizados

O papel do supervisor consiste em monitorar as atividades da equipe operacional. Ele confere se os procedimentos estão sendo cumpridos corretamente, conforme as boas práticas do ramo e as orientações do contratante.

No entanto, não devemos considerá-lo um carrasco, ou alguém que vive à procura de erros. O cargo de supervisão está diretamente relacionado à liderança.

Imagine um colaborador novato, que ainda esteja em treinamento. A quem ele vai recorrer para saber se está realizando a tarefa da maneira certa? Isso mesmo: ao supervisor.

Agora pense num trabalhador mais experiente. Mesmo quem já tem anos na função pode se deparar com situações que fujam ao protocolo. Em caso de dúvidas, o que fazer? Conversar com o supervisor, é claro.

A supervisão é uma espécie de filtro de controle entre a equipe e o contratante. Essa é a instância que resolve os pequenos contratempos do dia a dia, justamente para que você não precise se envolver com demandas operacionais.

Quando bem treinados, os supervisores garantem a máxima eficiência do serviço, pois sabem conduzir o trabalho com segurança, agilidade e competência. É por isso que, ao contratar colaboradores terceirizados, você deve observar a credibilidade da empresa.

Dicas para a contratação de uma equipe terceirizada

É evidente que, para chegar a um cargo de supervisão, o colaborador precisa demonstrar talento. Mais que isso, a pessoa deve se qualificar constantemente e provar que é de confiança.

Esses elementos devem ser levados em conta quando você definir a prestadora de serviços a ser contratada. Aqui vão algumas dicas para acertar na escolha.

  1. Exija qualidade. Equipes sérias passam por cursos de capacitação periodicamente. Os profissionais recebem certificados que atestam a aptidão para executar determinada tarefa. Procure saber quais tipos de treinamento a prestadora oferece ao quadro de funcionários.
  2. Conheça os KPIs. Os chamados indicadores de desempenho determinam a capacidade produtiva de um time. Por exemplo, existe um tempo médio para a conclusão das atividades. (Se quiser saber mais sobre o assunto, confira nosso artigo que ensina como avaliar terceirizados.)
  3. Desconfie de valores abaixo da média. A terceirização é conhecida como uma solução barata – afinal, você não paga encargos trabalhistas nem arca com a compra de equipamentos. De todo modo, existe um custo operacional para garantir a qualificação da equipe. Se a taxa de serviço estiver baixa demais, é sinal de que a execução ficará aquém do esperado. (Também já falamos disso neste post.)

Seguindo essas recomendações, você tem tudo para aproveitar as vantagens da terceirização. Quer saber mais sobre o assunto? Então entre em contato com a Inconfidência e solicite um orçamento. Desde 1972, nossas equipes oferecem serviços qualificados em portaria, zeladoria, copeiragem, limpeza e conservação predial. Atendemos em diversas cidades do Rio Grande do Sul.

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