Adotar uma praça é um jeito positivo de divulgar o negócio

Adotar uma praça é um jeito positivo de divulgar o negócio

Contribuir para o bem-estar da população e, de quebra, divulgar o nome da empresa. Parece interessante, né? Pois essa é a estratégia de quem adota uma praça na cidade. Trata-se de uma parceria entre iniciativa privada e poder público para ajudar na conservação dos espaços de lazer. Veja como seu negócio pode entrar nessa corrente.

Os benefícios de adotar uma praça

Diversas localidades do mundo inteiro possuem ações semelhantes. Em Porto Alegre, desde 1986, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMAM) desenvolve o programa Adote uma Praça (Progap).

Por meio desse projeto, qualquer entidade civil pode assumir a responsabilidade de urbanizar e conservar equipamentos públicos na capital gaúcha. Por equipamentos públicos, entendem-se praças, parques, passarelas e até monumentos. Os detalhes estão descritos na Lei Complementar 618.

Essa parceria é importante porque a prefeitura não tem recursos para manter, sozinha, as áreas públicas em condições de uso. Faltam dinheiro e servidores para consertar brinquedos danificados, cortar a grama e realizar trabalhos de paisagismo, por exemplo. É aí que entra a força do empresariado.

Imagine que uma praça em frente à sua loja esteja abandonada. O mato toma conta da calçada e os pais não podem passear ali com seus filhos. Essa falta de cuidado abre margem para vandalismo, como bem explica a teoria das janelas quebradas. E a falta de segurança, claro, afugenta a clientela.

Quando você adota a praça, a realidade muda. Grama aparada e bancos novinhos já são uma estrutura adequada para atrair público. As famílias começam a circular pelo entorno, tomam um chimarrão ao ar livre, entram em contato com a natureza… Em pouco tempo, o bairro ganha nova vida.

E o investimento financeiro se paga de outras formas. A contrapartida para a adoção de um equipamento público em Porto Alegre é a instalação de uma placa identificando a empresa responsável. Ou seja: não deixa de ser uma publicidade.

Além de ganhar um novo espaço para esporte e lazer, a população associa a marca a essa boa ação. O estabelecimento vira sinônimo de cidadania e responsabilidade social. Ótima maneira de consolidar uma imagem positiva para o seu negócio, hein?

Terceirização da jardinagem para adotar uma praça

Claro que, para participar do Progap ou de qualquer outra parceria público-privada, é necessário garantir a qualidade da operação. Para tanto, você deve contar com a ajuda de especialistas.

O trabalho de jardinagem vai muito além de roçar o mato alto uma vez por mês. Deve-se regar as plantas com frequência, cultivar mudas na época certa para que floresçam com vigor e, claro, escolher as espécies que melhor se adaptem ao solo daquele local.

Um jardineiro profissional é a pessoa mais indicada para cumprir essa missão. Portanto, invista na terceirização da jardinagem.

Os colaboradores da Inconfidência passam por treinamentos periódicos. Eles conhecem as melhores técnicas para preservar a beleza de uma área verde.

Além disso, utilizam os próprios insumos e materiais, de modo que você não precisa arcar com pás, enxadas e roçadeiras. Paga-se apenas a taxa pela execução do serviço, sem outros encargos trabalhistas.

Gostou da ideia? Então valorize as áreas públicas de sua vizinhança. E conte conosco para trazer mais vida às praças e parques do município.

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