Inconfidência

Terceirização de serviços em hotéis aumenta a eficiência operacional

Hoje vamos falar da terceirização de serviços em hotéis. E não estamos nos referindo apenas à limpeza dos quartos. Diferentes setores da empresa podem ser delegados a uma equipe de especialistas. O resultado é a garantia de produtividade com custos reduzidos – em outras palavras, mais eficiência para o negócio.

Opções de terceirização de serviços em hotéis

Um hotel possui diversas frentes operacionais. Tem a equipe da recepção, o pessoal da  higienização e limpeza, o porteiro, o mensageiro e os cozinheiros que preparam o café da manhã.

Cada setor demanda uma logística própria, além de treinamento específico dos colaboradores. São muitos detalhes para dar conta. Felizmente, os serviços terceirizados podem auxiliar em várias áreas. Confira:

Recepção

A principal atribuição do recepcionista é orientar os hóspedes, cativando e captando os clientes. O profissional fornece as primeiras informações, como horários de check-in e check-out e localização das salas de uso comum do prédio. Além disso, deve ser cordial ao responder possíveis dúvidas que o cliente manifeste. Sorriso no rosto, uniforme alinhado e até cuidados com a higiene pessoal transmitem uma sensação de acolhimento e melhoram as possibilidades de retorno dos hóspedes.

Garagem

Muitos hotéis possuem garagem própria ou convênio com um estacionamento vizinho. Para a comodidade da clientela, é oferecido o serviço de manobrista. Esse colaborador, obviamente, deve ser um motorista habilitado, experiente e que respeite as normas de trânsito e que zele pelo patrimônio alheio.

Manutenção

Lâmpada queimada, torneira pingando ou fechadura que enguiça: uma única falha já depõe contra a imagem do hotel. Por isso, a companhia deve designar um responsável para a manutenção predial, especialmente das redes hidráulica e elétrica. Trata-se, também, de uma questão de segurança contra acidentes mais graves.

Jardinagem

O paisagismo associa-se automaticamente à qualidade de vida, melhorias das condições socioambientais e muito verdes, ou seja, o termo “Paisagismo” encerra em si a ideia de concepção ambiental ecologicamente correta. Cientes disso, as principais redes hoteleiras incluem arbustos, flores e outras plantas em seus espaços. A questão é que esses seres vivos precisam de cuidados, como poda e rega. Um profissional gabaritado mantém a beleza do jardim por muito mais tempo.

Limpeza

Evidentemente, quem se hospeda fora de casa procura uma cama limpa e arrumada. Os cuidados de higiene se estendem aos banheiros e áreas comuns. De novo, a equipe da limpeza deve ser caprichosa, detalhista e de confiança. Afinal, de certa forma, os prestadores de serviço “invadem” a privacidade dos aposentos, onde são guardados roupas, laptops e outros objetos pessoais.

Copa e cozinha

Aqui, não se trata apenas do café da manhã incluído na diária. Mesmo em períodos de baixa temporada turística, hotéis podem faturar com eventos corporativos. Além de alugar o espaço para reuniões e workshops, a casa tem a opção de oferecer almoço ou coffee breaks para os convidados.

Por que terceirizar serviços em hotéis

Como você percebeu, a administração de um hotel lida com demandas variadas. Imagine o tempo e o dinheiro que seriam necessários para treinar colaboradores de tantos departamentos diferentes! Aliás, dificilmente o empresário tem know-how para atestar a qualidade de todas essas funções e fazer um recrutamento eficaz da equipe.

A terceirização de serviços garante que você tenha uma equipe competente, que já passou por treinamentos e está pronta para desempenhar as tarefas com alto grau de desempenho e confiabilidade.

Além disso, o custo operacional é mais baixo, pois não há encargos trabalhistas como 13º salário, FGTS, férias, e você não precisa se preocupar com o eSocial. Essas responsabilidades ficam a cargo da prestadora contratada.

Parece interessante? Então aproveite para conhecer outras vantagens da terceirização. A Inconfidência está pronta para auxiliar seu negócio no que for preciso.

Assine nosso blog!