Inconfidência
Garantindo a motivação de colaboradores terceirizados

Garantindo a motivação de colaboradores terceirizados

Profissional feliz rende mais, produz com mais qualidade e falta menos. Esse é um dos principais ensinamentos que qualquer gestor de pessoas lhe concederá. Quando falamos da motivação dos colaboradores terceirizados, não poderia ser diferente.

Nós já mencionamos, aqui no blog, a importância de integrar esse pessoal de fora à cultura organizacional da empresa. Trata-se de um esforço para que todos os funcionários atuem conforme a visão, a missão e os valores estabelecidos por nossos clientes.

Porém, no fim das contas, os prestadores de serviço não fazem parte do rol de trabalhadores de sua companhia. Eles respondem a outras chefias e podem ter metas diferentes. Sendo assim, como saber se estão satisfeitos com o próprio emprego?

Questões trabalhistas e a motivação de terceirizados

Boa parte da resposta recai sobre os direitos trabalhistas do indivíduo. Sim, a grande vantagem da terceirização, para o contratante, é não arcar com essas despesas. Isso ajuda a enxugar a folha salarial, o que impacta positivamente o caixa.

Só que terceirizados têm os mesmos direitos de qualquer trabalhador de CLT. Eles devem receber férias remuneradas, 13º salário e outros benefícios previdenciários. A diferença é que essa responsabilidade incide sobre a empresa terceirizada, isto é, a firma contratada para realizar o serviço.

Será que os responsáveis pela manutenção predial de seu condomínio estão recebendo o salário em dia? Os profissionais da limpeza têm direito a auxílio doença, quando se afastam da atividade por motivo de saúde?

Informe-se desses detalhes. Embora você não tenha obrigação de pagar o FGTS dos colaboradores terceirizados, deve saber se a prestadora cumpre essa e outras exigências legais. Será o primeiro indício de valorização do ativo intelectual das equipes.

Reconhecimento diário atua no bem-estar da equipe

A satisfação dos trabalhadores também está nas pequenas ações do dia a dia. Além de uma remuneração justa, eles buscam um clima organizacional favorável. Em outras palavras, querem sentir-se bem no local em que atuam.

Especialistas em Gestão de Pessoas ensinam diferentes maneiras de se proporcionar um ambiente assim. Por exemplo, a empresa pode distribuir presentes em datas comemorativas, como chocolates na Páscoa. Um pequeno gesto, como bombons com logo da empresa, podem diminuir índices de turnover e absenteísmo.

É necessário ouvir reclamações e buscar soluções para os problemas. Muitas queixas não são infundadas – pelo contrário: ninguém melhor que o “chão de fábrica” para identificar o que está bom e o que pode melhorar. Portanto, abrir-se a essas questões oportuniza a otimização de processos internos.

E, assim como vale a pena ouvir, os gestores devem saber falar. O feedback é uma ação importante. Ao receber retorno sobre a qualidade de seus afazeres, o sujeito se sente reconhecido, pois sabe que seu trabalho é parte de uma missão maior. Assim, há motivação para continuar cumprindo as tarefas com excelência.

Ao cotar serviços terceirizados, procure saber como a prestadora lida com essas variáveis. Observe se os profissionais passam por treinamentos e cursos de qualificação, se têm liberdade para expor as próprias opiniões e se demonstram satisfação em trabalhar. Todos esses elementos trarão reflexos positivos ao seu negócio.

Quer saber quais? Então confira nosso artigo sobre como avaliar a relação custo/benefício da terceirização. Aproveite, também, para fazer um orçamento sem compromisso com a Inconfidência. Nós podemos ajudar você a atingir ótimos resultados.

Assine nosso blog!