Limpar granilite e carpete corretamente eleva a durabilidade do piso

Limpar granilite e carpete corretamente eleva a durabilidade do piso

A instalação do piso pode ser uma parte cara e trabalhosa da obra. Portanto, você deve encontrar um material que funcione como elemento decorativo, mas também tenha durabilidade. Hoje vamos falar sobre como limpar granilite e carpete, ambos muito usados em estabelecimentos comerciais.

A higienização correta prolonga a vida útil dos revestimentos, pois diminui o risco de avarias. Fique conosco e acompanhe dicas para evitar prejuízos no seu negócio.

Recomendações para a limpeza de granilite

A composição do granilite leva cimento, areia e grânulos minerais, que podem ser de mármore, calcário ou outras pedras. Dessa forma, o piso ganha um aspecto semelhante ao do cimento queimado, embora seja mais resistente. Especialistas calculam que o material dure até 40 anos.

Trata-se de uma opção interessante para o chão de loja. Porém, você deve observar alguns cuidados de manutenção.

Assim como outros cimentícios, o granilite é sensível a produtos abrasivos. Não se recomenda higienizá-lo com água sanitária nem com químicos mais fortes. A preferência é por vassoura e sabão neutro, simplesmente.

O tipo fulget, que não é polido, aceita o uso de lava-jato para faxinas mais pesadas. Nesse caso, o bico do equipamento deve ser regulado em leque. Isso porque o bico pontual exerce muita pressão e pode perfurar a argamassa.

Ou seja: a equipe de limpeza deve conhecer os instrumentos de trabalho próprios para aquele local. Sem as devidas precauções, o piso sai danificado.

Ainda, indica-se a aplicação de cera à base d’água no granilite a cada 15 dias. Essa medida auxilia na conservação.

Como limpar carpete no escritório ou no hotel

O carpete é uma alternativa mais comum em escritórios, quartos de hotéis e até alguns restaurantes. Esse revestimento oferece conforto, devido ao isolamento térmico e acústico que proporciona. Porém, a displicência na higienização causa transtornos.

O principal problema são as alergias respiratórias. Elas ocorrem por causa do acúmulo de poeira e de ácaros nos pisos acarpetados.

Para evitar essa situação, a limpeza deve ser periódica. E não adianta utilizar vassoura, que apenas espalha mais a sujeira e, ainda por cima, danifica as fibras do carpete, comprometendo sua aparência. O que fazer, então? Recorrer ao aspirador de pó.

Outra questão importante diz respeito à lavagem de carpete. A água pode mofar e estragar de vez o material, sem contar o cheiro de “cachorro molhado” que fica no ambiente. Sendo assim, a higienização profunda também deve ficar a cargo de profissionais.

Por que terceirizar os serviços de limpeza

Agora que você já conhece as particularidades da limpeza de granilite e da limpeza de carpete, sabe como os detalhes fazem a diferença. A adoção de boas práticas, a exemplo do uso de produtos adequados, pode conservar os revestimentos de piso por mais tempo. Isso diminui os custos de manutenção do seu estabelecimento.

Uma equipe terceirizada pode colaborar ainda mais com o seu negócio. Os profissionais passam por capacitações constantes, tendo know-how para realizar a tarefa com a máxima eficiência. Além disso, você economiza, pois não precisa adquirir equipamentos de limpeza nem pagar encargos trabalhistas.

Quer saber mais? Então leia nosso post sobre as vantagens da terceirização! Obrigado pela companhia e até a próxima.

Atendimento via WhatsApp
Converse via WhatsApp com nossa equipe para tirar suas dúvidas ou solicitar a visita de um consultor em sua empresa