A qualidade da equipe terceirizada vai além do conhecimento técnico. Claro que o treinamento é importante, mas você também deve garantir que os profissionais sejam adequados à cultura organizacional de sua empresa. A seguir, veja como a triagem dos trabalhadores garante resultados ainda mais satisfatórios ao seu negócio.
Seleção de colaboradores terceirizados conforme o perfil
Cada pessoa tem um comportamento próprio. Algumas são mais detalhistas na execução de uma tarefa, enquanto outras preferem resolver as questões do dia a dia com agilidade. Umas são extrovertidas, ao passo que as demais tendem à introspecção. Essas diferenças ajudam a compor o perfil psicológico do indivíduo.
Ao montar uma equipe de trabalho, é importante observar tais características. Isso porque, dependendo do objetivo a ser alcançado, as habilidades necessárias para a função podem variar.
Pense na recepção de um hotel. Os atendentes devem demonstrar simpatia ao dar as boas-vindas ao público. Também precisam ser comunicativos para tirar dúvidas dos visitantes e encaminhá-los ao quarto correto.
Já os seguranças devem ter um perfil mais analítico. Afinal, sua missão é observar o entorno para notar qualquer atividade suspeita.
Há, ainda, os encarregados da jardinagem, da manutenção predial e da limpeza. Cada um deles tem responsabilidades que envolvem tanto criatividade quanto atenção aos detalhes.
As chamadas metodologias de perfilação ajudam na triagem dos colaboradores. São técnicas utilizadas por psicólogos e especialistas em Recursos Humanos para avaliar os pontos fortes de um profissional.
Toda prestadora de serviços terceirizados deve contar com um departamento de RH atuante. Desse modo, a companhia consegue atender às necessidades de cada cliente com precisão, pois designa os trabalhadores mais adequados. Assim, atinge-se a máxima eficiência no trabalho.
Qualidade da equipe terceirizada diminui o turnover
Existe outra razão para se preocupar com o perfil dos profissionais terceirizados. Quando a equipe se adapta facilmente às rotinas da empresa, há menos rotatividade de colaboradores.
Sim, às vezes imprevistos acontecem. Pode ser que um funcionário fique doente ou não consiga comparecer por outro motivo. Nesses casos, cabe à prestadora encontrar um substituto igualmente capacitado para cumprir a função. Ainda assim, talvez seja necessário um período de adaptação pelo qual o restante dos colegas já passou.
Ou seja: o cenário ideal é ter as mesmas pessoas exercendo o trabalho do início ao fim do contrato. Isso garante que os colaboradores se acostumem uns aos outros e ao ambiente corporativo. Os laços vão se estreitando e a cultura organizacional se torna presente no dia a dia.
Aliás, ainda falando sobre turnover: preste atenção a mudanças corriqueiras no quadro de funcionários terceirizados. Se a rotatividade estiver muito alta, pode ser que os trabalhadores não estejam satisfeitos com o próprio emprego.
Verifique se a prestadora de serviços está em dia com as obrigações legais, como o pagamento dos benefícios previdenciários e demais encargos trabalhistas. O descumprimento dessas regras acaba causando baixas na equipe.
A Inconfidência atua desde 1972 no ramo de terceirização de serviços. Nós conduzimos processos de triagem e perfilação dos colaboradores para garantir que eles atendam aos objetivos de seu negócio e máxima eficácia produtiva. Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar!