O recrutamento de bons profissionais pode fazer a diferença no seu negócio. Só que a qualidade do processo seletivo exige investimento em capital intelectual. Será que existe uma maneira de tornar essa etapa mais econômica? Continue conosco e veja como a terceirização de tarefas pode colaborar.
Recrutamento de talentos: buscando qualidade organizacional
Se hoje você ocupa um cargo de liderança, provavelmente começou bem mais abaixo na hierarquia corporativa. Tente se lembrar de seu primeiro emprego como trainee, ou mesmo daquele estágio ainda na faculdade. Chegar lá não foi fácil, né?
Muitas dessas vagas são disputadas por dezenas ou centenas de profissionais. Então, é preciso filtrar os candidatos. Entram em cena ferramentas de triagem como a análise de currículo, as dinâmicas de grupo e a entrevista individual.
Existe uma lógica por trás desse complexo sistema de seleção. Cada etapa serve para avaliar as competências e o perfil psicológico do indivíduo. Assim, os recrutadores conseguem identificar quem terá melhores chances de se adequar à cultura organizacional da companhia.
O processo seletivo é conduzido por psicólogos, administradores e outros especialistas em gestão de pessoas. Trata-se de um esforço importante para qualificar a equipe desde o início.
Porém, a própria constituição de um departamento de Recursos Humanos demanda pessoal qualificado. Ou seja, os responsáveis pelo recrutamento, muitas vezes, são colaboradores altamente gabaritados. É inegável que tamanho capital intelectual só venha a acrescentar à empresa. Ainda assim, manter um grupo desse quilate pode encarecer demais a folha de pagamento no fim do mês.
Terceirização qualifica a equipe e custa menos
Não estamos falando em extinguir o setor de RH. O que pode ser feito, isto sim, é destinar os “cabeças” da área às decisões estratégicas do negócio. Eles devem manter o foco no core business, isto é, naquilo que gere retorno direto para o empreendimento.
Seguindo o raciocínio, os recrutadores não precisam gastar tempo selecionando encarregados de limpeza ou segurança, por exemplo. Essas são atividades meio – têm relevância para o dia a dia, mas são consideradas secundárias. Agora, se não houver dinâmicas de grupo nem entrevistas, como encontrar colaboradores qualificados?
A solução está na terceirização. Tarefas como limpeza, zeladoria, jardinagem, secretariado, motoristas, portaria e segurança devem ser delegadas a uma prestadora de serviços.
Cabe à contratada realizar o treinamento prévio dos funcionários. Ela também se compromete a fazer a triagem de perfil psicológico dos profissionais. Assim, é possível montar uma equipe de acordo com as exigências do cliente.
A principal vantagem da terceirização de atividades meio é que você elimina a fase de recrutamento de talentos. Tão logo o contrato comece a valer, chegará à sua porta uma equipe competente, apta para a função e alinhada à cultura organizacional.
Além de ganhar tempo, você também poupa dinheiro. Afinal, paga-se apenas uma taxa pela execução do serviço. Os encargos trabalhistas dos colaboradores terceirizados ficam por conta da prestadora.
Parece bom, não é mesmo? Agora só resta encontrar a terceirizada certa. Pois convidamos você a continuar a leitura no nosso artigo com 5 dicas para escolher uma empresa de terceirização. Aproveite e confira, ainda, como avaliar o desempenho desses funcionários.
E lembre-se: a Inconfidência está aqui para o que for preciso. Entre em contato conosco. Nossos profissionais estão preparados para lhe ajudar.