O ambiente de um tabelionato remete a papelada e burocracia. Ou seja, não parece muito atrativo ao público.
Por outro lado, é no cartório de notas que as pessoas vivem momentos importantes de sua vida. Autenticação de documentos, reconhecimento de firma e assinatura de escrituras públicas são apenas alguns dos procedimentos feitos ali.
Que tal humanizar o tabelionato e torná-lo um lugar ainda mais significativo para a clientela? Separamos algumas dicas que podem ajudar.
Dicas para humanizar o tabelionato
O segredo está em pequenas mudanças. Atendimento cordial e ajustes na estrutura física transformam qualquer estabelecimento. Veja só.
Jardim interno
Está provado cientificamente que o mínimo contato com a natureza já contribui para aliviar o estresse. Plantas aumentam o bem-estar. Na falta de um terreno arborizado, você pode trabalhar soluções simples de paisagismo, como um jardim interno. O escritório ficará mais bonito, com um ar agradável e acolhedor.
Cafezinho
Quem dispensa um café passado na hora? Esse agrado ajuda a descontrair e a passar o tempo – principalmente naqueles dias de muito movimento, quando a fila para ser atendido é longa. O serviço de copeiragem pode ser um diferencial do tabelionato, tornando a espera bem mais tranquila.
Portaria
A primeira impressão é a que fica, diz a sabedoria popular. Sendo assim, nada mais justo que receber o público com boa vontade. Um porteiro simpático e sorridente demonstra ao visitante que ele é bem-vindo. Ao mesmo tempo, transmite uma sensação de segurança, pois faz parte da função zelar pela proteção do local.
Recepção
O tabelionato pode ser muito confuso para quem nunca esteve lá. A qual setor se dirigir? Quais documentos apresentar? Recepcionistas devem fornecer essas informações com cordialidade e precisão. Isso poupa o cliente de entrar na fila errada, por exemplo. Assim, a pessoa administra melhor o próprio tempo e sente que está sendo valorizada.
Por que terceirizar serviços no tabelionato
Seguindo essas recomendações, você consegue fidelizar clientela e atrair mais público ao seu negócio. Porém, sabemos que jardinagem e portaria não são, necessariamente, as prioridades de um tabelionato. O core business da empresa são as atividades administrativas, então é aí que você deve focar energia, certo?
A alterativa para humanizar o ambiente é delegar as pequenas funções a especialistas. Por isso, invista na terceirização de serviços.
Cargos de copeira, porteiro, recepcionista e jardineiro podem ser desempenhados por terceirizados. Esses colaboradores passam por treinamentos periódicos, então chegam ao escritório prontos para cumprir a missão.
Além disso, essa modalidade de contrato ajuda a economizar recursos. Como os profissionais são especialistas, você não precisa investir tempo e dinheiro em cursos de capacitação.
No mais, encargos como 13º salário, férias e FGTS ficam por conta da prestadora de serviços. Você não tem que se preocupar com essas questões. Na terceirização, paga-se apenas uma taxa pela realização do trabalho, o que reduz bastante as despesas com pessoal.
E então: que tal dar uma cara nova ao tabelionato? Entre em contato com a Inconfidência e solicite um orçamento. Teremos satisfação em colaborar com as melhorias de seu negócio.