Inconfidência

Limpeza na indústria gráfica – o que você precisa saber

A higienização em indústrias gráficas requer cuidados especiais. É que o processo de impressão gera resíduos difíceis de remover. Sendo assim, as equipes geralmente recorrem a produtos abrasivos, que danificam os equipamentos e podem causar intoxicação em humanos.

Hoje vamos explicar por que sua gráfica deve terceirizar os serviços de limpeza. Trata-se de uma alternativa barata e segura para garantir a eficiência das operações. Fique conosco!

Particularidades da limpeza na indústria gráfica

Serigrafia, hot-stamp, offset… Não importa a técnica de impressão utilizada. Qualquer que seja o método, haverá sujeira.

Estamos falando de tinta seca, óleo, verniz, carbono e restos de papel. Todas essas substâncias ficam impregnadas nas máquinas, podendo dificultar a execução de novos trabalhos e até degradar o equipamento.

Por isso que a zona de impressão precisa ser higienizada periodicamente. Porém, não é qualquer produto que remove as sujidades da indústria gráfica. Na maioria das vezes, recorre-se a soluções radicais, como a limpeza com solvente.

O uso desse recurso demanda uma série de cuidados. Primeiro, porque a quantidade excessiva pode danificar metais, borracha e outros materiais que compõem o maquinário. Além disso, após a faxina geral, os rejeitos não devem ser descartados em qualquer ralo, pois causam desequilíbrio no meio ambiente. (Sobre isso, vale a pena conferir nosso post que trata da Política Nacional de Resíduos Sólidos.)

Se não bastassem os danos materiais e ambientais, ainda há perigo à saúde dos colaboradores. O emprego de solvente para a higienização da indústria gráfica eleva os níveis de toxicidade do ar. Em outras palavras, o ambiente se torna insalubre para os funcionários. Então, o que fazer?

Por que terceirizar a limpeza de sua gráfica

A contratação de uma equipe terceirizada de limpeza resolve os seus problemas. Os profissionais passam por treinamentos, adotando boas práticas para limpar sujidades com eficiência.

Como são especialistas na área, os prestadores de serviço conhecem as melhores estratégias de higienização para a indústria gráfica. Eles também têm acesso a produtos exclusivos, que garantem resultados sem danificar as impressoras. Ou seja: seu patrimônio material permanece intacto.

Ainda, os colaboradores terceirizados seguem todas as normas de segurança, como o uso de Equipamentos de Proteção Individual e a sinalização da área. Essas precauções minimizam os riscos de acidentes de trabalho, principalmente por intoxicação.

Para completar, a alternativa custa menos para o seu negócio. Isso porque todos os encargos trabalhistas – férias remuneradas, 13º salário, FGTS… – ficam sob responsabilidade da empresa contratada. Você paga apenas uma taxa fixa pela prestação do serviço.

Em resumo: terceirizar a limpeza da gráfica significa conquistar sustentabilidade e a máxima eficiência no setor. Não haverá mancha de tinta nem verniz seco que impedirão sua empresa de entregar impressos de qualidade para os clientes.

Gostou do artigo de hoje? Quer saber mais sobre o assunto? Então não deixe de conferir nosso post que explica como a terceirização evita o desperdício de produtos de limpeza no seu estabelecimento.

Se precisar de ajuda, entre em contato com a Inconfidência. Somos sinônimo de seriedade e credibilidade no mercado há mais de 47 anos. Conte conosco para serviços de limpeza e conservação predial no Rio Grande do Sul.

Assine nosso blog!

Assine nosso blog!