Inconfidência
Cuidados na limpeza de vidros e janelas

Cuidados na limpeza de vidros e janelas

Muita atenção na hora de limpar vidraças e janelas em sua empresa: esse é um serviço para profissionais. Além do uso de produtos específicos, a tarefa requer precauções de segurança, especialmente se houver trabalho em altura. Continue conosco e descubra como realizar essa operação com qualidade e preço baixo.

Limpeza de vidros: atenção à segurança é fundamental

Responda rápido: qual artigo de limpeza é o mais indicado para a higienização de superfícies envidraçadas? Se você pensou no álcool, errou. Esse desinfetante é abrasivo, de modo que pode diminuir a transparência dos materiais com o passar do tempo.

Utensílios como esponja e palha de aço também devem ser evitados. Eles tendem a causar arranhões.

Como janelas e vidraças são peças frágeis, a limpeza precisa ser igualmente delicada. Existem técnicas e produtos especialmente desenvolvidos para a higienização, sobre os quais já falamos neste blog. Acesse o link para conferir os detalhes!

Fora os cuidados com a higienização em si, deve-se atentar aos protocolos de segurança. É obrigatório que um técnico de segurança do trabalho conduza uma análise de risco antes da operação de limpeza em altura. O profissional avaliará quais medidas serão tomadas na sequência, como a instalação de andaimes, pontos de ancoragem e outros dispositivos para resguardar a vida dos trabalhadores.

Aliás, a equipe envolvida na atividade tem que vestir Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como capacetes. Itens extras dependem da complexidade da tarefa. As variáveis incluem a distância até o chão e as condições climáticas, no caso de serviço em área externa.

Por fim, sugerimos a sinalização do local com os EPCs (equipamentos de proteção coletiva) enquanto a limpeza das janelas estiver ocorrendo. Uma simples placa indicando perigo é capaz de diminuir situações de risco. Vai que uma vidraça se quebre bem na hora em que alguém passa por ali, né? Melhor tomar precauções para evitar acidentes.

Terceirização otimiza resultados da limpeza de janelas

Deu para perceber que limpar janelas costuma ser complexo, certo? Infelizmente, poucas são as empresas com recursos para investir em colaboradores capacitados. Pior ainda: os equipamentos de segurança são caros demais para serem usados com tão pouca frequência. Trata-se de uma despesa inviável.

Ainda assim, é necessário seguir as boas práticas. Se você higieniza vidros de qualquer jeito, pode causar embaçamento, arranhões e até rachaduras. Baita prejuízo material para o seu negócio, hein?

Sem contar os já citados acidentes, uma ameaça desconcertantemente real e que também pode onerar seu empreendimento. Isso porque a vítima tem todo o direito de entrar com um processo por danos físicos, caso se machuque com gravidade.

Sendo assim, como fazer para deixar as vidraças limpinhas? Com a terceirização da atividade. Uma equipe profissional segue todos os protocolos para realizar a operação corretamente. Os colaboradores passam por treinamento periódico, utilizam EPIs e aplicam os produtos de limpeza mais adequados para cada superfície.

Essa é a garantia de um trabalho altamente eficaz. E o melhor: você paga sob demanda a limpeza de vidros em altura, apenas quando o serviço for necessário. Quer mais detalhes? Então leia nosso post sobre o custo/benefício da terceirização.

Esperamos que o conteúdo de hoje tenha sido útil. Precisando de mais ajuda, conte com os serviços terceirizados da Inconfidência. Até a próxima!

Assine nosso blog!