Inconfidência
Limpeza de escola nas férias: época de manutenção pesada

Limpeza escolar nas férias: época de manutenção

A limpeza escolar, quando conduzida de maneira frequente, ajuda na manutenção e na conservação do espaço. E esses cuidados não se restringem ao dia a dia do período letivo. Há alguns serviços mais específicos que precisam ser feitos durante as férias. Eles vão contribuir bastante para o bem-estar dos alunos. Confira!

Importância da limpeza na escola durante as férias

Num lugar com tanta circulação de pessoas, como é o caso de um educandário, é comum haver avarias materiais. Às vezes o piso de madeira fica gasto e deve ser trocado, as janelas demandam reparos, ou mesmo uma pequena reforma precisa ser realizada.

Consertos

Essas atividades de manutenção, embora necessárias, podem atrapalhar a rotina de estudantes e professores. Imagine como o barulho e a sujeira interferem na qualidade das aulas!

Por isso, é melhor que os consertos das instalações sejam feitos nas semanas de recesso escolar, quando o local está vazio. Ficam bem mais práticos assim.

Imunização contra pragas

Outra ação importante nesse período é o controle de pragas. A imunização contra ratos e insetos, uma exigência da Vigilância Sanitária, deve ser renovada pelo menos uma vez por semestre.

Como os domissanitários empregados no processo são químicos fortes, e levam alguns dias para fazer efeito, o ideal é que a desratização e a desinsetização aconteçam enquanto os jovens estão bem longe, curtindo sua folga. Assim, as salas podem permanecer isoladas, sem interferência no calendário escolar.

Higienização do ambiente

Por fim, há a higienização. Faxinas ocorrem todos os dias num colégio, especialmente nos banheiros e nos espaços de convívio dos alunos. Porém, nas férias, vale a pena investir tempo em atividades mais trabalhosas.

É hora de organizar e limpar os depósitos de materiais, por exemplo. Ou então tirar a poeira da papelada acumulada nos arquivos da secretaria.

O dia a dia corrido não permite que a equipe de limpeza escolar realize um trabalho minucioso nesses departamentos ao longo do ano. Contudo, com os corredores vazios e o fluxo de funcionários mais calmo, é possível dar conta desse serviço – algo tão importante para a conservação da mobília.

Saiba mais: Dicas para limpeza de bibliotecas

Terceirização da limpeza escolar: otimize recursos

Nós já explicamos, aqui no blog, como a terceirização de serviços contribui para melhorar a gestão escolar (acesse o link e confira os detalhes).

A lógica é simples: enquanto a equipe diretiva se preocupa com as questões pedagógicas e disciplinares, um time de especialistas se encarrega das atividades-meio – aquelas que não estão no cerne da instituição, mas são necessárias para o conforto de todos.

Exemplos de atividades-meio incluem a segurança, o refeitório e, evidentemente, a limpeza na escola. Esse último trabalho deve estar a cargo de profissionais capacitados, que conheçam boas práticas sanitárias.

Isso garante a máxima eficiência, pois os colaboradores utilizam os produtos adequados a cada ambiente, sem desperdício de recursos. Ainda, terceirizados seguem protocolos rigorosos, como o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), uma medida que evita acidentes.

No mais, a terceirização é uma modalidade que custa menos aos cofres da instituição de ensino. Afinal, o contratante paga uma taxa única pelos serviços.

Quer saber mais? Então entre em contato com a Inconfidência e solicite um orçamento para limpeza escolar. Nossos profissionais estão prontos para ajudar você.

Assine nosso blog!