Limpeza de escola nas férias: época de manutenção pesada

Limpeza de escola nas férias: época de manutenção pesada

A limpeza de uma escola, quando conduzida de maneira regular, ajuda na manutenção e na conservação do ambiente. E esses cuidados não se restringem ao dia a dia do período letivo. Há alguns serviços mais pesados que precisam ser feitos durante as férias. Eles vão contribuir bastante para o bem-estar dos alunos. Confira!

Limpeza e manutenção de escola nas férias

Num lugar com tanta circulação de pessoas, como é o caso de um educandário, é comum haver avarias materiais. Às vezes o piso de madeira fica gasto e deve ser trocado, as janelas demandam reparos, ou mesmo uma pequena reforma precisa ser realizada.

Essas atividades de manutenção, embora necessárias, podem atrapalhar a rotina de estudantes e professores. Imagine como o barulho e a sujeira interferem na qualidade das aulas! Por isso, melhor se os consertos possam ser feitos nas semanas de recesso escolar, quando o local está vazio.

Outra ação importante nesse período é o controle de pragas. A imunização contra ratos e insetos, uma exigência da Vigilância Sanitária, deve ser renovada pelo menos uma vez por semestre. Dado que os domissanitários empregados no processo são químicos fortes, e levam alguns dias para fazer efeito, o ideal é que a desratização e a desinsetização aconteçam enquanto os jovens estão bem longe, curtindo sua folga. Assim, as salas podem permanecer isoladas, sem interferência no calendário escolar.

Por fim, há a higienização. Faxinas ocorrem todos os dias num colégio, especialmente nos banheiros e nos espaços de convívio dos alunos. Porém, nas férias, vale a pena investir tempo em atividades mais trabalhosas. É hora de organizar e limpar os depósitos de materiais, por exemplo. Ou então tirar a poeira da papelada acumulada nos arquivos da secretaria.

O dia a dia corrido não permite que esses lugares sejam limpos minuciosamente ao longo do ano. Contudo, com os corredores vazios e o fluxo de funcionários, mais calmo, é possível dar conta desse serviço – algo tão importante para a conservação da mobília.

Saiba mais: Dicas para limpeza de bibliotecas

Terceirização da limpeza escolar: otimize recursos

Nós já explicamos, aqui no blog, como a terceirização de serviços contribui para melhorar a gestão escolar (acesse o link e confira os detalhes). Enquanto a equipe diretiva se preocupa com as questões pedagógicas e disciplinares, um time de especialistas se encarrega das atividades-meio – aquelas que não estão no cerne da instituição, mas são necessárias para o conforto de todos.

Exemplos de atividades-meio incluem a segurança, o refeitório e, evidentemente, a limpeza. Esse último trabalho deve estar a cargo de profissionais treinados, que conheçam boas práticas sanitárias. Isso garante a máxima eficiência, pois os colaboradores utilizam os produtos adequados a cada ambiente, sem desperdício de recursos.

Ainda, terceirizados seguem protocolos rigorosos, como o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Essa medida evita acidentes.

No mais, a terceirização é uma modalidade que custa menos aos cofres da escola, já que o contratante paga somente uma taxa pelo serviço, sem incidência de tributos ou encargos trabalhistas. Quer saber mais? Então entre em contato com a Inconfidência e solicite um orçamento. Nossos profissionais estão prontos para ajudar.

Atendimento via WhatsApp
Converse via WhatsApp com nossa equipe para tirar suas dúvidas ou solicitar a visita de um consultor em sua empresa