Os ambientes de um consultório odontológico correm alto risco de contaminação. Portanto, a rotina de limpeza deve ser constante e diária. Isso garante a segurança tanto dos funcionários quanto dos pacientes, além de transmitir um ar de higiene e organização para a clientela. A seguir, veja o que fazer.
Cuidados na higienização de uma clínica odontológica
Todo dentista entende a importância de esterilizar os instrumentos de trabalho. A técnica elimina bactérias, evitando que os microrganismos de uma boca vão parar em outra. Essa é uma medida essencial para impedir infecções, por exemplo.
Porém, os cuidados não se restringem a pinças, curetas, bisturis e demais utensílios. É preciso pensar na limpeza de todo o consultório. Isso porque os germes podem se espalhar pelas mais variadas superfícies de contato. O chão, a cadeira odontológica, as bancadas de apoio, as maçanetas da porta… Todos eles podem conter agentes patógenos.
Para evitar sujeira na clínica dentária, devem-se tomar medidas básicas. A primeira delas é uma higienização geral no início do dia – não só na sala de procedimentos, mas na recepção, no depósito de materiais e nos banheiros. Esses lugares também representam risco biológico, devido à possível concentração de fungos e bactérias.
Nos intervalos entre uma consulta e outra, espera-se que o doutor se prepare para a chegada do novo paciente. Isso significa substituir os protetores descartáveis da cadeira e do maquinário, bem como realizar a antissepsia do local.
Ao fim do expediente, é recomendada uma nova higienização das superfícies. Devem-se utilizar produtos de limpeza específicos para unidades de saúde. Opções como o detergente enzimático garantem a biossegurança e preservam a integridade dos móveis. Ainda, o descarte do lixo tem que ser conduzido da maneira adequada, pois os resíduos são contaminantes.
Terceirização: acerte na limpeza do consultório
Reiterando: a higienização da clínica odontológica é fundamental para a segurança e o bem-estar do público. No entanto, nem sempre o dentista consegue observar todos os procedimentos de limpeza. Seu foco está em realizar um atendimento de qualidade para conferir um lindo sorriso às pessoas, não em passar pano no banheiro.
Por isso, os profissionais da área contam com ajuda. Há desde o assistente, que esteriliza os instrumentais, até a secretária, que recepciona os clientes e organiza a agenda de consultas. Nada mais natural que delegar a higienização das salas a quem entenda do assunto, né?
Nossa sugestão são os serviços terceirizados de limpeza. Com essa alternativa, é possível ter acesso a colaboradores gabaritados, que passam por capacitações periódicas e conhecem as boas práticas do setor.
A principal vantagem é que eles já chegam prontos para a missão. Não é necessário gastar tempo com treinamentos ou orientações minuciosas.
Outro ponto a favor da terceirização é o custo reduzido. Primeiro, porque as equipes utilizam o próprio material de limpeza, de modo que a clínica não precisa arcar com a aquisição de detergentes e afins. Além disso, todos os encargos trabalhistas ficam por conta da empresa contratada. Ou seja: a folha de pagamento fica mais enxuta.
Gostou? Então acesse os links ao longo do artigo e saiba mais sobre o assunto!
Se precisar de um orçamento, basta entrar em contato com a Inconfidência. Nossos especialistas estão prontos para atender à sua demanda.