Limpeza de veículos traz benefícios para a logística da empresa

Limpeza de veículos traz benefícios para a logística da empresa

Se você trabalha com transporte de mercadorias ou pessoas, deve se preocupar com a manutenção dos veículos. A limpeza de caminhões e caminhonetes, por exemplo, ajuda a conservar a frota por mais tempo. Isso também facilita a logística da empresa, já que, com menos avarias, os carros não ficam parados na oficina.

A seguir, vamos listar alguns cuidados indispensáveis para a higienização de veículos automotores. Mais que um capricho estético, essa é uma questão de economia e de segurança. Entenda por quê.

Cuidados com a limpeza de veículos de transporte

A estrada está sujeita a todo tipo de sujidade, como pedras, poeira e até fezes de animais. O acúmulo dessas impurezas pode causar danos a componentes essenciais para a integridade do caminhão. Listamos alguns deles:

Rodas

Você já deve ter visto um cachorro “demarcar território” no pneu de um carro, né? Ocorre que o cheiro da urina atrai outros cães, que repetem a ação. Com o tempo, a acidez pode deteriorar as rodas, demandando substituição das peças.

A lavagem ajuda a conservá-las por mais tempo. Use apenas água e sabão neutro, pois químicos abrasivos, principalmente os à base de petróleo, costumam manchar e ressecar a área. O manuseio correto dos produtos é fundamental.

Volante e cintos de segurança

Motorista que passa muito tempo em atividade faz algumas paradas. Nos intervalos, o profissional aproveita para inspecionar partes do veículo ou fazer um lanche na boleia mesmo. Aí, é comum que suas mãos fiquem sujas de graxa, óleo ou gordura dos alimentos.

Essas substâncias se acumulam no volante. O próprio suor também eleva a oleosidade. Por isso, é necessário lavar o componente para evitar que ele deslize demais. Há quem aplique silicone para melhorar a dirigibilidade.

Outro ponto que concentra resíduos são os cintos de segurança. Poeira e farelo chegam a impedir o enrolamento, o que dificulta o uso correto do equipamento. Por isso, a higienização de carretas e caminhões não deve se restringir à área externa.

Baú

A lavagem da área de armazenamento é uma questão de saúde pública. Artigos perecíveis e alimentos congelados, entre outros itens, correm risco de contaminação. Portanto, o transporte dessa mercadoria deve ser feito em ambiente higienizado, conforme as normas da Vigilância Sanitária.

Além disso, o uso frequente de lava-jato no baú oferece uma vantagem: é possível observar vazamentos causados por danos na funilaria. Desse modo, você pode providenciar o conserto o quanto antes, protegendo a carga contra chuva e outras intempéries.

Terceirização da limpeza facilita a logística

Como vimos até aqui, a limpeza da frota aumenta a segurança dos motoristas, protege a mercadoria e evita avarias onerosas. E a operação pode ficar ainda mais barata se você contar com uma equipe especializada.

Uma prestadora de serviços terceirizada oferece profissionais capacitados, que já passaram por treinamentos e conhecem os procedimentos de trabalho mais eficientes. Você não precisa investir em detergentes nem em equipamentos pesados, pois a própria empresa se encarrega de fornecer o material.

Quer saber mais? Então confira nosso artigo sobre inovação nos serviços de limpeza. Você verá que, com uma equipe terceirizada, sua companhia poupa recursos financeiros e economiza tempo.

Ao delegar essa função, você vai se preocupar menos com a manutenção dos veículos. Assim, conseguirá planejar a logística das entregas com tranquilidade. Seu negócio tem tudo para prosperar ainda mais com menos paradas.

Atendimento via WhatsApp
Converse via WhatsApp com nossa equipe para tirar suas dúvidas ou solicitar a visita de um consultor em sua empresa