Inconfidência

Fidelize clientes com uma cozinha bem limpa no seu restaurante

A qualidade de um restaurante não se resume ao prato que chega à mesa do cliente. Uma cozinha bem limpa também surpreende positivamente o público. Indo além de um mero cumprimento das exigências sanitárias, a higiene do local pode ser um atrativo do seu estabelecimento.

“Visite nossa cozinha”: uma oportunidade para fidelizar clientes

Diversas cidades do Brasil possuem leis municipais que autorizam a clientela de bares e restaurantes a visitarem a cozinha da casa. Em Porto Alegre, as regras para essa prática estão descritas no Decreto nº 11.487, que regulamenta a Lei nº 7766, ambos de 1996.

Nesse caso, afixar o aviso de “visite nossa cozinha” é uma obrigação. Qualquer frequentador do lugar tem o direito de solicitar ao proprietário um tour pelas dependências onde são armazenados e preparados os alimentos. Se a pessoa notar irregularidades, ela pode, inclusive, comunicar o fato ao departamento de Vigilância em Saúde da capital gaúcha.

No entanto, a medida não deve ser vista como um meio de punir ou amedrontar os empreendedores. Pelo contrário: essa é uma oportunidade para demonstrar aos visitantes que a equipe zela pela qualidade do serviço.

Uma cozinha bem limpa, sem acúmulo de gordura nas panelas nem restos de comida pelo chão, transmite um sinal claro de higiene. O cliente pode ficar sossegado, pois dificilmente haverá infestação por insetos, por exemplo. Isso também diminui o risco de contaminações bacterianas.

Sendo assim, incentive o consumidor a visitar sua cozinha! Ele terá certeza de que está investindo dinheiro num produto excelente, que não causará problemas à saúde.

Ainda, a boa impressão ajuda a fidelizar o público, que também poderá fazer propaganda “boca a boca” para os amigos. Ou seja: cumprir as exigências sanitárias se torna um cartão de visitas tão importante quanto a decoração do ambiente ou o atendimento dos garçons.

Terceirização ajuda a deixar a cozinha bem limpa

A higienização da cozinha exige conhecimento técnico. Primeiro, é necessário saber quais produtos são os mais eficientes para remover gordura. E há uma solução para cada material. Os detergentes usados nas panelas não têm o mesmo efeito no piso, nas paredes ou nas vidraças da janela e vice-versa.

Vale lembrar que a equipe deve conhecer as possíveis reações entre as substâncias químicas. Uma administração imprecisa de sanitizantes pode causar alergias nos colaboradores e ocasionar explosões. Até mesmo a escolha das fragrâncias demanda cuidados. Cheiros muito fortes de pinho ou lavanda mascaram os odores naturais da comida, sendo melhor evitá-los.

Numa área de manipulação de alimentos, também é importante utilizar equipamentos de proteção individual, como luvas e máscaras. Esses itens impedem que fragmentos de pele humana, pelos e secreções corporais contaminem o local.

Como você pode perceber, a limpeza da cozinha é trabalho para especialistas. Por isso, sugerimos a terceirização do serviço de higienização.

Os colaboradores terceirizados passam por treinamentos periódicos de capacitação. Eles conhecem as melhores práticas para remover sujidades com eficiência, zelando pela sustentabilidade e pela segurança sanitária.

Ainda, essa alternativa se mostra mais barata. Você paga apenas uma taxa pela execução da tarefa. Encargos trabalhistas e outras responsabilidades legais ficam sob responsabilidade da prestadora terceirizada.

Entre em contato com a Inconfidência e solicite um orçamento. Nossos profissionais deixarão sua cozinha tão limpa que os clientes vão se surpreender.

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