Inconfidência

5 dicas para otimizar a produtividade no ambiente de trabalho: da ergonomia à terceirização da limpeza

A organização e limpeza no ambiente de trabalho são fatores fundamentais para a produtividade e bem-estar dos colaboradores. Além de manter a estação de trabalho organizada e limpa, é importante considerar outros elementos que podem influenciar na produtividade, como a ergonomia, iluminação, temperatura e armazenamento adequados.

Dicas para uma estação de trabalho mais eficiente

Nós sabemos que o ambiente de trabalho influencia na produtividade, por isso, separamos cinco pontos que podem ser ajustados para otimizar suas operações e serviços. As dicas valem para indústrias, lojas e empresas de quaisquer outros segmentos. Confira!

Ergonomia

O mobiliário adequado permite que a pessoa passe mais horas na mesma atividade. Pegue o exemplo de quem atua em frente ao computador: recomenda-se usar uma cadeira com apoio para os braços, encosto nas costas e altura regulável. A posição correta oferece mais conforto, diminuindo o risco de dores e afastamento por doenças ocupacionais.

Iluminação

Um ambiente escuro demais pode deixar sua equipe desmotivada. Já uma luz muito clara causa incômodo à visão. O ideal é que o projeto luminotécnico da empresa preveja uma iluminação uniforme. Deve-se evitar ofuscamentos, reflexos e sombras.

Temperatura

A regulagem do ar-condicionado é outro fator que incide na produtividade da equipe. Uma sala muito quente pode causar sonolência, enquanto espaços demasiadamente frios atrapalham a concentração. Claro que cada organismo reage de uma maneira diferente à temperatura externa, mas é importante chegar a uma média razoável.

Armazenamento

O excesso de material numa estação de trabalho costuma dificultar os afazeres do colaborador. Como encontrar um único documento em meio a uma pilha desorganizada de papéis? Revirando tudo e perdendo tempo! Aliás, será que todos aqueles itens deveriam estar ali? É bem provável que algo possa ir para o lixo.

Para evitar a bagunça, vale a regra de ouro: deixe cada coisa em seu lugar e defina um lugar para cada coisa. Pelo menos uma vez por semana, revisa-se o local para ver se algum item deve ser guardado ou descartado.

Limpeza

A higienização da área de trabalho é primordial para o bem-estar dos funcionários. Isso porque o acúmulo de sujeira facilita a proliferação de fungos, ácaros e bactérias. Esses microrganismos são transmissores de doenças, tornando-se particularmente perigosos em lugares fechados e densamente habitados.

A visita periódica de uma equipe de limpeza também colabora na preservação do patrimônio. Móveis limpos permanecem conservados e duram mais tempo.

Saiba mais: Limpeza previne doenças respiratórias no trabalho

Terceirização da limpeza eleva a produtividade

Depois de organizar a estação de trabalho existe outra forma de otimizar recursos. Estamos falando da terceirização do serviço de limpeza. Essa é a garantia de que você atingirá a máxima eficiência por um valor reduzido.

A prestadora disponibiliza colaboradores treinados. Eles conhecem as melhores práticas para atingir resultados eficazes no menor tempo possível. Além disso, utilizam os próprios equipamentos, de modo que você não precisa investir em esfregões, detergentes e aspiradores.

Ainda, uma equipe terceirizada de limpeza custa menos. Paga-se apenas uma taxa, sem encargos trabalhistas nem adicionais do tipo.

Mantenha o foco na gestão do seu negócio. Deixe a higienização de ambientes nas mãos de profissionais e você terá uma preocupação a menos. 

Quer saber mais? Então entre em contato com a Inconfidência e solicite um orçamento. Estamos à disposição para ajudar!

@inconfidenciaservicos

Assine nosso blog!