Inconfidência

Conheça cuidados essenciais na higienização de restaurantes

O assunto de hoje são os cuidados com a higienização em restaurantes. Se você gerencia uma lanchonete, um buffet a quilo ou qualquer outro estabelecimento do ramo, precisa conferir as próximas dicas. Pequenos cuidados na rotina da casa podem fazer uma grande diferença na qualidade do serviço. Acompanhe!

Dicas para a higienização em restaurantes

Aqui no blog já falamos sobre a política do “visite a nossa cozinha”. Trata-se de um importante chamariz de clientela. Quando você mostra que as instalações estão limpas, o público sente mais segurança para consumir o alimento que é preparado ali.

Porém, o capricho deve se estender a todos os ambientes do restaurante. Confira sugestões para elevar a higiene de seu empreendimento gastronômico.

Incentive a equipe a lavar as mãos

Nosso corpo carrega milhões de bactérias. Ao manipularmos objetos sujos, podemos transmitir esses microrganismos de uma superfície para outra.

Agora imagine isso num local onde há preparo de alimentos. A proliferação de parasitas pode contaminar a comida! Portanto lavar as mãos deve ser um hábito de todos os colaboradores, inclusive garçons e operadores de caixa.

Tenha uma rotina de limpeza

Existem necessidades diárias na higienização do restaurante. Passar pano nas mesas, limpar a sujeira do piso e lavar as panelas entram nessa lista.

Para facilitar a rotina, crie um checklist com todas as tarefas divididas por setores. Determine o horário e a pessoa encarregada de cada função. Essa abordagem também ajuda a prever o material de limpeza que será utilizado. Assim você pode organizar tudo num espaço apropriado.

Use os produtos corretos

Muita gente acha que aplicar álcool nas bancadas é suficiente para desinfetar a área. No entanto, como explicamos num post anterior, essa substância não garante bons resultados. Além disso, pode deteriorar os materiais no longo prazo, causando prejuízo à empresa.

Sendo assim, invista em produtos de limpeza profissionais e apropriados para cada situação. Eles são testados por especialistas, rendem mais e geram mais economia.

Lembre-se da limpeza pesada

Pelo menos uma vez por semana, deve-se realizar uma faxina mais robusta no restaurante. Isso inclui arredar móveis e escovar os cantinhos. É que a gordura se encrusta nas paredes. Sem a manutenção periódica, ela cria uma camada pegajosa e de difícil remoção.

Não bastasse esse problema, os restos de alimentos também atraem pragas urbanas. Baratas, formigas e ratos representam um risco sanitário, pois são vetores de doenças.

Chame ajuda profissional

Você sabe que a higienização do restaurante é essencial para o bem-estar da clientela. No entanto convenhamos: esse não é o foco do negócio. Empresários do ramo da gastronomia estão mais preocupados em desenvolver um cardápio apetitoso e encontrar ingredientes de qualidade, certo? Sem contar que muitos nem sequer têm noções aprofundadas de limpeza profissional.

Quer uma dica para facilitar sua vida? Recorra à terceirização do serviço. Assim, você terá colaboradores especializados na tarefa.

As equipes terceirizadas passam por treinamento específico. Elas seguem manuais de boas práticas para a higienização de ambientes e utilizam os próprios equipamentos de limpeza. Dessa forma, chegam ao local prontas para resolver qualquer missão.

Gostou da ideia? Então aproveite para conferir como essa modalidade de contratação é mais sustentável para o empreendimento. E, se precisar de detalhes, basta entrar em contato com a Inconfidência. Teremos satisfação em colaborar.

Assine nosso blog!