Inconfidência
Arborização contribui para o bem-estar nas cidades

Arborização contribui para o bem-estar nas cidades

A arborização favorece o bem-estar em espaços urbanos. O plantio de árvores nativas pode trazer benefícios não só para o clima, como também para a saúde das pessoas. Sem contar que a paisagem fica linda!

Porém, é preciso tomar alguns cuidados para que o trabalho de jardinagem seja conduzido corretamente. Confira mais a seguir.

Benefícios da arborização em espaços urbanos

Diversos estudos científicos elencam as vantagens da arborização em cidades. Entre elas, destacamos três questões.

  1. Clima regulado

O concreto e o asfalto dos centros urbanos concentram muito calor. Essas condições artificiais aumentam a temperatura, o que também altera a circulação de ar e o ciclo da chuva.

No entanto, quando há mais verde no ambiente, a situação muda. As plantas criam sombra, elevam os níveis de umidade e deixam o microclima mais ameno. Assim, viver e trabalhar em meio aos prédios se torna mais confortável.

  1. Menos poluição

As chamadas cortinas vegetais também são capazes de filtrar as impurezas do ar. Elas reduzem a quantidade de poeira em circulação e, ainda, absorvem gases poluentes. Dessa forma, a população não sofre tanto com as doenças respiratórias e as alergias, tão comuns nas zonas urbanas.

  1. Saúde em dia

Falando nisso, vale a pena relembrar os estudos do professor Roger S. Ulrich, realizados em 1984, que já citamos neste blog. À época, ele percebeu que pacientes de um hospital cuja janela do quarto era voltada para uma área verde melhoravam mais rapidamente, em comparação aos que tinham vista para uma parede de tijolos.

Desde então, outras pesquisas relacionam o contato com plantas ao alívio das dores e à diminuição do estresse. Ou seja: se não dá para morar na floresta, pelo menos dá para trazer um pouco de natureza para a cidade, né?

Como arborizar um terreno corretamente

Para ter os benefícios e o bem-estar, a arborização deve ser realizada por especialistas em jardinagem. Os profissionais escolhem as espécies mais adequadas para a região. Geralmente, são árvores nativas, que se adaptam melhor ao solo e demandam menos cuidados gerais.

Por isso, a arborização deve ser realizada por especialistas em jardinagem. Os profissionais escolhem as espécies mais adequadas para a região. Geralmente, são árvores nativas, que se adaptam melhor ao solo e demandam menos cuidados gerais.

Ainda assim, a manutenção é necessária. Ela inclui a adubagem da terra, a poda de galhos na época certa e o controle de pragas. Essas medidas são essenciais para garantir tanto o vigor das plantas quanto a segurança das pessoas no entorno.

Lembre-se: com um trabalho paisagístico bem-feito, seu imóvel fica mais valorizado. Além disso, a vizinhança aproveita o privilégio de ter um pedacinho de natureza na selva de pedra. A contribuição para a qualidade de vida é tanta que justifica qualquer investimento financeiro.

Precisa de bons profissionais? Então conheça os serviços de jardinagem da Inconfidência. Com a terceirização da atividade, você contrata uma equipe altamente qualificada, pagando um preço justo. Entre em contato conosco e saiba os detalhes.

Assine nosso blog!