Inconfidência
Aprenda a usar máscaras e luvas descartáveis corretamente

Aprenda a usar máscaras e luvas descartáveis corretamente

A recente pandemia de Covid-19 fez disparar a procura por luvas e máscaras descartáveis em farmácias. Esses itens são velhos conhecidos dos profissionais de saúde. Será que eles ajudam a prevenir doenças no restante da população? A seguir, entenda qual é o jeito certo de usar Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

Quando e como utilizar luvas descartáveis

As luvas são indicadas para situações quando há risco de contato com sangue e outras secreções humanas. Elas servem não só para socorristas e enfermeiros, mas também barbeiros e manicures, protegendo-os de um possível contágio por microrganismos.

Se você trabalha no comércio ou num escritório, não tem por que recorrer a esse equipamento de proteção. A higienização das mãos continua sendo um método mais eficiente para evitar enfermidades. Além disso, as luvas vão acumulando bactérias e outros germes do ambiente, então ficam impróprias para uso em poucas horas.

Ainda assim, caso haja uma emergência, veja o que fazer:

– Lave bem as mãos antes de calçar as luvas;

– Utilize apenas produtos registrados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária);

– Faça o atendimento necessário, tomando cuidado para não tocar em outras superfícies ou objetos de uso pessoal;

– Descarte as luvas em lixo infectante, separado dos resíduos comuns;

– Higienize as mãos novamente.

Atenção: jamais lave ou reutilize as peças. Elas são descartáveis!

O jeito certo de usar máscara cirúrgica

As máscaras cirúrgicas também se tornaram muito comuns Brasil afora desde o último mês de março. No entanto, nem todo mundo deve usá-las.

Esse EPI é indicado para pacientes com alguma doença grave, ou com a imunidade comprometida, que precisem sair à rua. Ainda, profissionais da saúde devem recorrer à máscara para impedir o contato com fluidos corporais de terceiros.

Não pertence a nenhum desses grupos? Então deixe o acessório para quem realmente tem necessidade.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) ensina como utilizar a máscara descartável:

– Primeiro, higienize as mãos com água e sabão;

– Pegue a máscara pelas tiras laterais e use-a para cobrir o nariz e a boca, tomando cuidado para ajustá-la bem rente ao rosto;

– A partir daí, não toque o acessório em nenhum momento;

– Quando a máscara estiver úmida, remova-a pelas tiras laterais e descarte-a numa lixeira fechada.

Importante: assim como as luvas, as máscaras cirúrgicas tampouco podem ser lavadas ou reutilizadas. Elas são de uso único.

Limpeza é aliada contra doenças

A higienização é uma das medidas essenciais para manter o ambiente saudável. Portanto, junto aos cuidados de proteção individual, sua empresa deve reforçar os serviços de limpeza.

Conte com o auxílio de uma equipe terceirizada. Os profissionais são treinados para executar a tarefa de acordo com as melhores práticas do ramo. Como seguem as normas de segurança das autoridades, esses colaboradores garantem um trabalho de qualidade, sem desperdício de materiais nem risco sanitário ao público.

Quer saber mais? Confira nosso artigo Inovação na limpeza – atinja a máxima eficiência.

A Inconfidência está à disposição para um orçamento sem compromisso. Fale conosco! Nós podemos ajudar você a manter seu local de trabalho livre das ameaças invisíveis. Até mais!

Assine nosso blog!