Inconfidência

Terceirização de estoquista: evite paradas no almoxarifado

A organização do almoxarifado, armazém ou outro espaço de depósito é imprescindível para suprir as necessidades da empresa com celeridade. No entanto, na correria do dia a dia, às vezes não é possível parar todas as atividades para realizar o inventário. É aí que a terceirização de estoquista pode ser uma vantagem estratégica do seu negócio. Confira os detalhes a seguir.

A importância da equipe de estoquistas

Estoquistas são profissionais responsáveis pelo recebimento e pela verificação da mercadoria que será armazenada. Algumas atribuições desse cargo incluem observar a integridade dos produtos, relatar avarias ou perdas e organizar o estoque de materiais.

Esses colaboradores também controlam as operações de entrada e saída. Ou seja: devem saber exatamente a quantidade de itens disponíveis no depósito, bem como a localização nas prateleiras e o prazo de validade, caso se aplique.

Para tanto, estoquistas realizam balanços e inventários de maneira periódica. Trata-se de uma tarefa essencial para o bom funcionamento da empresa.

Por exemplo: imagine um restaurante, em plena hora do almoço, servindo dezenas de clientes. Caso não haja controle do estoque, de repente podem acabar ingredientes na cozinha para o preparo das refeições. O resultado dessa falta de planejamento é que a clientela sai com fome e bastante insatisfeita pelo mau serviço prestado.

O mesmo acontece em companhias de qualquer segmento, da loja de roupas ao escritório de contabilidade. Ou você acha que dá para trabalhar sem suprimentos básicos, como papel e caneta?

Resumindo, a organização do estoque evita emergências, pois as equipes sempre terão, na hora certa, o material que precisarem. O desafio das empresas é manter essa tarefa em dia – e com qualidade.

Por que investir na terceirização de estoquista

A função de estoquista exige tempo e dedicação. Ela envolve tarefas minuciosas, para pessoas que tenham atenção a detalhes e senso de organização. Não é qualquer um que pode assumir essa responsabilidade.

Além disso, o serviço ocorre em paralelo a outras operações. Portanto, não seria prudente deslocar um colaborador de outro departamento para atuar no almoxarifado. Se uma vendedora sai do chão de loja para fazer inventário, por exemplo, haverá uma pessoa a menos atendendo o público. Logo, o potencial de vendas também diminui.

É para evitar esse tipo de problema que sugerimos a terceirização da equipe de estoquistas. Essa alternativa garante muito mais qualidade para o trabalho desempenhado no seu empreendimento.

Estoquistas profissionais têm experiência na função. Eles conhecem as boas práticas do setor e seguem indicadores de desempenho para atingir o melhor resultado. Dessa forma, você pode ter certeza de que o depósito, o armazém ou o almoxarifado estarão em boas mãos.

Outra vantagem é que ninguém precisa suspender as atividades para conduzir balanço ou inventário. O controle do estoque acontece em paralelo às operações regulares da empresa, sem paradas. Isso significa mais produtividade, devido à otimização de tempo.

E ainda: a contratação de colaboradores terceirizados custa menos, já que os encargos trabalhistas ficam por conta da prestadora de serviços. O cliente paga apenas uma taxa proporcional à demanda.

Quer saber os detalhes? Então entre em contato com a Inconfidência e solicite um orçamento. Nossos profissionais estão preparados para cuidar do estoque de sua empresa.

Assine nosso blog!