Embaçamento, arranhões e marcas de dedo tiram a beleza de qualquer ambiente. É por isso que a limpeza de vidraças e espelhos deve ser feita com atenção. Esses materiais delicados demandam cuidados especiais, tanto para garantir o brilho quanto para prolongar a durabilidade das peças.
E não se trata apenas de uma questão estética. Com o tempo, as janelas vão acumulando poeira, gordura e até restos de pele humana. A sujeira incrustrada pode desencadear crises respiratórias em indivíduos alérgicos. Portanto, a higienização de vidros deve ocorrer semanalmente em empresas com grande fluxo de pessoas.
Dicas para a limpeza de vidros e espelhos
Talvez você não saiba, mas artigos comuns na faxina, como álcool e água sanitária, devem ser evitados na limpeza de superfícies envidraçadas. Confira as recomendações abaixo e entenda por quê:
Evite abrasivos
Produtos à base de álcool e cloro diminuem a transparência do vidro. Alguns chegam a causar manchas irreversíveis. Já a aspereza de esponjas e palhas de aço ocasiona arranhões. Sendo assim, prefira opções suaves, desenvolvidas especialmente para essa função.
Priorize a qualidade
Um pano de limpeza muito barato solta fiapos. O mesmo acontece com toalhas de algodão. O resultado é que a vidraça continua suja e o trabalho de higienização se prolonga, gastando mais tempo, mais equipamentos e gerando desperdícios.
Ou seja, um investimento inicial maior pode evitar prejuízo adiante. Adquira bons instrumentos de trabalho, como rodos e panos de qualidade.
Siga a direção
O sentido correto para a limpeza de vidros é de cima para baixo. Assim, não há o risco de que gotas d’água escorram para áreas já limpas. Fuja do retrabalho.
Use limpa-vidros… Ou não
O limpa-vidros é o agente mais recomendado na maioria das situações. Porém, ele pode não ser tão eficiente para locais que acumulem gordura, como cozinhas. Na dúvida, leia o rótulo para evitar avarias ou desperdício de produto.
Cuide dos espelhos
Limpa-vidros tampouco funciona em espelhos, que ficam embaçados. Aliás, essas superfícies exigem cuidados redobrados. Comece removendo o pó com um tecido macio. Depois, aplique poucas gotas de detergente neutro num pano úmido e realize a operação.
O truque caseiro de utilizar jornal para polir vidros não é recomendado para espelho. A tinta pode manchá-lo.
Como limpar vidraças com eficiência
Embora as dicas acima funcionem para o dia a dia, elas podem não ser suficientes no seu negócio. Uma academia, por exemplo, é cercada de espelhos por todos os lados para que alunos e instrutores observem se o movimento do exercício está correto. A limpeza deve ser constante e efetiva.
Em grandes prédios comerciais há muitas janelas. Nesse caso, a higienização dos vidros pode ser um processo demorado e oneroso, a menos que você conte com uma equipe de especialistas capacitados.
Com a terceirização da limpeza, o serviço ganha rapidez e qualidade. Os profissionais são treinados para cumprir a missão seguindo normas de segurança. Além disso, eles usam produtos de procedência reconhecida e específica para cada fim, garantindo a máxima eficácia em qualquer procedimento.
O melhor é que essa solução sai mais barata para o contratante, que não precisa arcar com encargos trabalhistas nem com obrigações sindicais.
Quer saber mais? Então continue acompanhando as novidades do nosso blog. Obrigado pela leitura e até a próxima.