Quando você procura uma prestadora de serviços, o orçamento geralmente é um fator determinante para a escolha da empresa. Afinal, preço baixo significa economia, certo? Acontece que valores muito abaixo da média costumam trazer mais prejuízo que recompensa. A seguir, veja o que observar antes da contratação de equipes terceirizadas.
Como avaliar o orçamento na terceirização de serviços
O objetivo principal da terceirização é gastar menos dinheiro. Nessa modalidade, paga-se apenas uma taxa fixa pela tarefa a ser realizada. O cliente não precisa arcar com compra de equipamentos, manutenção, treinamentos e muito menos com os encargos trabalhistas dos colaboradores.
Seguindo essa lógica, seria natural optar pelo precinho camarada. O valor reduzido proporcionaria ainda mais fôlego financeiro à organização.
Porém, tal pensamento não passa de um erro de principiante. Mais que enxergar cifras, você deve analisar o custo/benefício da operação. Isso só é possível quando o contratante entende o real valor dos serviços contratados.
Por exemplo, pense na limpeza. A terceirizada precisa adquirir materiais como rodos, aspiradores e detergentes. E esses produtos devem ter boa procedência, garantindo máxima eficiência na higienização dos ambientes.
Em paralelo, há o treinamento da equipe. Os funcionários passam por capacitações constantes, de modo que possam realizar qualquer missão com qualidade. Eles aprendem qual procedimento é o mais indicado para limpar janelas e como utilizar a enceradeira sem causar avarias no trabalho, entre outras boas práticas.
Podem parecer detalhes pequenos, mas são justamente esses cuidados que diferenciam profissionais razoáveis de profissionais excelentes. O serviço bem-feito vai além de uma faxina rotineira: ele ajuda a preservar o patrimônio material por mais tempo.
Por fim, somadas à compra de equipamentos e à qualificação das equipes, vêm as demais despesas administrativas da companhia de terceirização. Todo esse custo operacional acaba sendo repassado à clientela. Portanto, não dá para esperar que o negócio saia por uma quantia irrisória.
Valores abaixo da média do mercado: o barato que sai caro
Alguns prestadores iniciantes reduzem a margem de lucro para conseguir penetrar no mercado, mas essa prática não se sustenta por muito tempo. No longo prazo, a empresa terá que comprometer os resultados para continuar oferecendo valores “competitivos”.
Pode ser que a equipe de limpeza passe a utilizar produtos de baixa qualidade. Nesse caso, haverá desperdício de recursos. Das duas, uma: ou será necessário gastar muito mais desinfetante para higienizar um banheiro, ou o local permanecerá apenas com aparência de limpo – as bactérias nocivas continuarão ali.
Outro cenário possível é a falta de manutenção dos instrumentos de trabalho. Aproveitar maquinário antigo até diminui os gastos operacionais. No entanto, isso também aumenta os riscos de acidentes.
Sendo assim, ignore o tal precinho camarada. Ao cotar prestadoras para a terceirização de serviços, verifique qual é a média de valores trabalhados no mercado. Pesquise, ainda, a opinião de outros consumidores. Você pode solicitar referências para colegas ou conferir os depoimentos do Reclame Aqui.
Reduzir custos é importante para qualquer negócio, mas faça isso com parceiros que transmitam credibilidade. Senão, o barato pode sair caro.
Precisa de auxílio para limpeza e manutenção predial? Entre em contato com a Inconfidência e solicite um orçamento! Teremos satisfação em atender você.