Toda empresa precisa de um espaço para guardar materiais. Alguns escritórios têm um almoxarifado com os suprimentos do dia a dia. Já lojas e restaurantes fecham as portas se não houver mercadoria no estoque. Seja qual for o segmento de atuação, existe uma necessidade em comum: a higienização do depósito deve estar em dia.
Mais que zelar pela limpeza, esse cuidado ajuda a economizar recursos do negócio. Quer saber como? Então preste atenção ao post de hoje.
Motivos para investir na higienização do depósito de materiais
Higiene e organização são aliadas da produtividade. Quando você mantém o ambiente em ordem, a equipe conquista mais qualidade de vida. Isso traz reflexos positivos nos resultados, pois os colaboradores atingem metas mais rapidamente.
Para não deixar a conversa muito abstrata, seguem quatro exemplos práticos de como um depósito limpo melhora o rendimento geral. Confira:
-
Inventário
Uma medida importante é ter cada item do estoque ou do almoxarifado num lugar específico. Os objetos devem ser armazenados em prateleiras de fácil acesso, seguindo uma classificação lógica. A divisão pode ser feita por categorias ou por ordem alfabética, como for mais conveniente.
Essa padronização agiliza processos de inventário. Os funcionários gastam menos tempo conferindo o que falta e o que sobra no depósito.
-
Giro de estoque
Além disso, com o setor organizado, os gestores têm uma noção clara dos produtos que estão encalhados e daqueles que registram mais procura. Essa é uma informação essencial para melhorar o giro de mercadoria.
Artigos parados no estoque significam prejuízo. Eles ocupam o lugar de itens que poderiam ser vendidos e gerar lucro para a casa.
A situação de supermercados e restaurantes é ainda mais delicada, pois esses estabelecimentos trabalham com perecíveis. Deve-se garantir que o material armazenado seja usado antes do prazo de validade. Do contrário, será investimento perdido.
-
Patrimônio
A limpeza do depósito garante, ainda, a preservação do patrimônio por mais tempo. Sem cuidados periódicos de higienização, os produtos podem mofar ou oxidar. Assim, muitos deles se deterioram antes mesmo de terem sido utilizados.
-
Segurança sanitária
Outra questão relacionada à sujeira são as pragas urbanas. Traças e cupins podem devorar os documentos de um armário. Enquanto isso, baratas, aranhas e ratos atacam despensas, principalmente se houver grande concentração de alimentos.
Os danos materiais e a quebra de mercadoria são apenas parte do problema. Muitos desses animais carregam microrganismos transmissores de doenças. Por isso, uma infestação grave pode gerar multas da Vigilância Sanitária, ou mesmo a interdição das operações. Consequência pesada para o caixa da empresa, né?
Como reduzir custos com a limpeza
Já deu para entender como a organização e a higienização do depósito melhoram a saúde financeira do empreendimento. Quer cortar ainda mais custos? Então contrate uma equipe terceirizada!
As prestadoras não repassam as reclamatórias trabalhistas e as despesas com gestão de folha de pagamento são divididas entre vários clientes, o que por si só é um ganho. Não bastasse essa vantagem, os profissionais designados para o serviço são especialistas na função. Eles passam por capacitações prévias e já chegam ao local sabendo exatamente o que precisa ser feito. É a garantia da máxima eficiência com o melhor custo/benefício.
Quer saber mais sobre terceirização da limpeza? Então entre em contato com a Inconfidência e solicite um orçamento. Nós teremos satisfação em ajudar você a progredir nos negócios.