Inconfidência
Como a higienização do depósito torna seu negócio mais lucrativo

Como a higienização do depósito torna seu negócio mais lucrativo

Toda empresa precisa de um espaço para guardar materiais. Alguns escritórios têm um almoxarifado com os suprimentos do dia a dia. Já lojas e restaurantes fecham as portas se não houver mercadoria no estoque. Seja qual for o segmento de atuação, existe uma necessidade em comum: a higienização do depósito deve estar em dia.

Mais que zelar pela limpeza, esse cuidado ajuda a economizar recursos do negócio. Quer saber como? Então preste atenção ao post de hoje.

Motivos para investir na higienização do depósito de materiais

Higiene e organização são aliadas da produtividade. Quando você mantém o ambiente em ordem, a equipe conquista mais qualidade de vida. Isso traz reflexos positivos nos resultados, pois os colaboradores atingem metas mais rapidamente.

Para não deixar a conversa muito abstrata, seguem quatro exemplos práticos de como um depósito limpo melhora o rendimento geral. Confira:

  1. Inventário

Uma medida importante é ter cada item do estoque ou do almoxarifado num lugar específico. Os objetos devem ser armazenados em prateleiras de fácil acesso, seguindo uma classificação lógica. A divisão pode ser feita por categorias ou por ordem alfabética, como for mais conveniente.

Essa padronização agiliza processos de inventário. Os funcionários gastam menos tempo conferindo o que falta e o que sobra no depósito.

  1. Giro de estoque

Além disso, com o setor organizado, os gestores têm uma noção clara dos produtos que estão encalhados e daqueles que registram mais procura. Essa é uma informação essencial para melhorar o giro de mercadoria.

Artigos parados no estoque significam prejuízo. Eles ocupam o lugar de itens que poderiam ser vendidos e gerar lucro para a casa.

A situação de supermercados e restaurantes é ainda mais delicada, pois esses estabelecimentos trabalham com perecíveis. Deve-se garantir que o material armazenado seja usado antes do prazo de validade. Do contrário, será investimento perdido.

  1. Patrimônio

A limpeza do depósito garante, ainda, a preservação do patrimônio por mais tempo. Sem cuidados periódicos de higienização, os produtos podem mofar ou oxidar. Assim, muitos deles se deterioram antes mesmo de terem sido utilizados.

  1. Segurança sanitária

Outra questão relacionada à sujeira são as pragas urbanas. Traças e cupins podem devorar os documentos de um armário. Enquanto isso, baratas, aranhas e ratos atacam despensas, principalmente se houver grande concentração de alimentos.

Os danos materiais e a quebra de mercadoria são apenas parte do problema. Muitos desses animais carregam microrganismos transmissores de doenças. Por isso, uma infestação grave pode gerar multas da Vigilância Sanitária, ou mesmo a interdição das operações. Consequência pesada para o caixa da empresa, né?

Como reduzir custos com a limpeza

Já deu para entender como a organização e a higienização do depósito melhoram a saúde financeira do empreendimento. Quer cortar ainda mais custos? Então contrate uma equipe terceirizada!

As prestadoras não repassam as reclamatórias trabalhistas e as despesas com gestão de folha de pagamento são divididas entre vários clientes, o que por si só é um ganho. Não bastasse essa vantagem, os profissionais designados para o serviço são especialistas na função. Eles passam por capacitações prévias e já chegam ao local sabendo exatamente o que precisa ser feito. É a garantia da máxima eficiência com o melhor custo/benefício.

Quer saber mais sobre terceirização da limpeza? Então entre em contato com a Inconfidência e solicite um orçamento. Nós teremos satisfação em ajudar você a progredir nos negócios.

Assine nosso blog!