Já parou para observar o lugar onde você se senta? Poltronas, bancos e assentos acolchoados podem esconder perigos à saúde. Além da sujeira acumulada, esses móveis também viram moradia para parasitas como ácaros e pulgas. Por isso, a limpeza do sofá é uma tarefa indispensável em qualquer ambiente.
O cuidado maior vai para estabelecimentos comerciais. Com a grande circulação de pessoas nesses espaços, aumenta o nível de sujidades. Dessa forma, a higienização deve ser ainda mais frequente – tanto para preservar o bem-estar da clientela quanto para prolongar a vida útil da mobília. Saiba mais a seguir.
Falta de limpeza do sofá atrai pragas
Quem tem rinite ou outro problema respiratório já deve ter passado por uma situação destas. A pessoa chega a um local fechado – digamos, um ônibus intermunicipal ou a sala de espera de um consultório. Ela se acomoda na cadeira. Em pouco tempo, começa a se coçar, sua garganta tranca e lá vem uma crise de espirros.
Esse episódio pode acontecer devido à falta de higiene do assento. O suor, os pelos e os fragmentos da pele humana criam um composto orgânico que serve de alimento para os ácaros. Essas minúsculas criaturas são responsáveis pela irritação das mucosas, causando ataques alérgicos.
Quanto mais comida, mais ácaros. Quanto mais ácaros, pior a situação.
As pulgas também adoram um sofazinho. Isso porque as costuras do tecido são um ótimo esconderijo para essa praga. Aí, basta aguardar a chegada da próxima vítima. Quando alguém se sentar, o caminho estará livre para o inseto sugar o sangue de seu alvo.
E nem mencionamos as bactérias que podem se alastrar pelas superfícies. Esses microrganismos são agentes contaminantes. Imagine quantos indivíduos passam pelo escritório de uma empresa, pelo auditório de uma universidade ou por qualquer ambiente que envolva atendimento ao público. Todos esses sujeitos entrarão em contato com os parasitas e poderão adoecer.
Portanto, é necessário investir na limpeza do sofá com frequência. Trata-se de uma questão de saúde pública.
Dicas para realizar a limpeza de assentos corretamente
Como sempre reiteramos aqui no blog, cada material requer um tipo de limpeza diferente. Não dá para simplesmente passar pano úmido e álcool em tudo. Do carpete aos dispositivos eletrônicos, cada demanda é única.
No caso dos estofados, o excesso de umidade pode causar mau cheiro e estragar os móveis. Ou seja: se você não souber como fazer a higienização, terá um prejuízo grande!
Usar aspirador de pó costuma render resultados satisfatórios. A aspiração previne que poeira, restos de alimentos e outras sujidades penetrem mais profundamente nos tecidos. Assim, também é possível evitar aquele aspecto encardido que surge com o tempo.
Para a remoção de manchas, a dica é o uso de produtos neutros. Os abrasivos, como os desinfetantes à base de cloro, costumam danificar o estofado. Sem contar que os químicos podem ser explosivos – literalmente.
Você tem um estabelecimento comercial e precisa de auxílio para higienizar o sofá corretamente? Então conte com a terceirização dos serviços de limpeza. Nessa modalidade de contratação, você conta com colaboradores qualificados, que passam por treinamentos e conhecem as melhores práticas para a realização da tarefa.
Ainda, os profissionais utilizam os produtos de limpeza mais apropriados para cada situação. Essa medida garante resultados eficientes e duradouros. Você conquista uma sala limpa de verdade e prolonga a vida útil do mobiliário.
Quer saber mais? Então confira nosso artigo sobre as 5 vantagens da terceirização. Obrigado pela leitura e até mais!